Com certo suspense, a Nova Jaguar revelou a forma final do seu primeiro protótipo, o Type 00. O modelo, de estilo ousado, é a representação do que a marca chama de “Copy Nothing”, uma “cópia de nada”. O termo sintetiza a renovação completa da empresa, que – após decisão radical de deixar de vender carros – adotou nova identidade. O Jornal do Carro foi até a Inglaterra, a convite da JLR, conferir de perto o carro que promove o renascimento da Jaguar.
De imediato, o longo cupê chama a atenção na cor rosa metálico, chamada de Satin Rhodon Rose – ou simplesmente de “Miami Pink”. O tom nada convencional dá as diretrizes da Nova Jaguar, agora dita adepta do “modernismo exuberante”. O longo capô e traseira curva e curta remetem, ainda que pouco, aos clássicos grand tourers da marca, como o E-Type cupê. Entretanto, as semelhanças com o passado começam a parar por aí.
Protótipo da Jaguar revela mudança profunda da marca
Na dianteira, o protótipo tem grade fechada, retangular e com linhas horizontais que recebem o novo logotipo da marca – o nome “Jaguar” escrito em fonte minimalista e na cor dourada. Nas laterais, grandes rodas de liga leve de 23 polegadas exibem outro logotipo, circular e formado pelas letras ‘J’ e ‘R’. Além disso, as portas são do tipo borboleta. Atrás, o teto é baixo e não há janelas, e a grelha repete as listras horizontais da grade frontal.
Mas há detalhes que marcam a convivência entre o novo e o antigo Jaguar. Um desses exemplos é o felino símbolo da marca, gravado a laser nos lingotes de latão nas laterais. Essas chapas se abrem para revelar as câmeras que substituem os retrovisores. Aliás, o nome “Type 00” remete aos clássicos da marca: o primeiro zero se refere a zero emissões, e o segundo identifica o protótipo como o carro ‘zero’ da nova era da marca.
Marca aposta em experiências sensoriais como novo luxo
Contudo, a bordo, aquilo que se esperava de um Jaguar clássico parece ter desaparecido. Afinal, não se vê um centímetro de couro ou madeira de lei. O novo modelo utiliza três materiais inesperados: latão, pedra travertino e têxteis. O que antes apelava para o luxo tradicional, agora quer evocar uma “experiência sensorial” nos clientes. E com um “selo ESG” de sustentabilidade, descartando materiais poluentes ou de origem animal.
Um diferencial do Jaguar Type 00 será a possibilidade de personalização. Segundo a marca, é possível “customizar a cabine de acordo com seu estado de espírito”, através de uma maleta chamada Prism Case. Guardada atrás de uma porta elétrica do lado de fora do carro, ela contém três totens feitos de materiais naturais — latão, travertino e alabastro. Ao serem inseridos no painel central, esses objetos mudam luzes, sons e gráficos no modelo. Além disso, futuramente, será possível criar totens com materiais escolhidos pelo comprador em um programa de personalização.
Quando chega o novo Jaguar elétrico?
Agora, o próximo passo da montadora é finalizar o seu primeiro modelo de produção da plataforma JEA (Jaguar Electrical Architecture), um sedã grand tourer de quatro portas e 100% elétrico. O carro, por sua vez, já começou os testes em vias públicas e será revelado ao público até o final de 2025.
Ele terá como meta uma autonomia de até 770 km no ciclo global WLTP ou de 692 km no padrão EPA, com uma única carga. Além disso, será possível adicionar até 321 km de alcance em apenas 15 minutos em estações de recarga rápida.
Com essa ruptura completa, a Nova Jaguar quer evocar o mesmo sentimento de ineditismo de quando apresentou ao mundo o esportivo E-Type, nos anos 1960. Segundo a empresa, até mesmo pessoas que não tinham interesse por carros acabaram se encantando pela criação da montadora. Isso também explica a abordagem “artística e exuberante” neste relançamento da marca. Resta saber como os tradicionais clientes reagirão às mudanças.
*O jornalista viajou à Inglaterra a convite da JLR
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