A nova Ram 1500 chega em breve ao Brasil. A picape grande fabricada nos EUA recebeu atualizações no visual, lista de equipamentos mais recheada, acabamento ainda mais caprichado e novos dispositivos voltados à segurança e para facilitar a vida do motorista. Porém, o melhor de tudo está onde o motorista não pode ver: sob o capô. Embora os puristas possam torcer o nariz, o motorzão V8 5.7 Hemi deu lugar ao Hurricane de seis cilindros em linha e 3 litros, com dois turbos e também a gasolina.
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Trocando em miúdos, estamos falando de 426 cv de potência e 64,8 mkgf de torque. Portanto, o seis canecos gera 26 cv e cerca de 10 mkgf a mais que o vê-oitão. Em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades, que não mudou, o resultado é aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, conforme a marca. Vale lembrar que a nova Ram 1500 tem 5,9 metros de comprimento e pesa mais de 2.600 kg. Para comparação, um Volkswagen Jetta GLi 350 cumpre a mesma tarefa em 6,8 segundos.
De acordo com a marca, a nova Ram1500 é a picape mais rápida do Brasil. Seja como for, a fabricante informa que o seis-em-linha é econômico. Em média, a picapona roda 6 km na cidade e 7 km na estrada com um litro de gasolina. Ou seja, são, respectivamente, 11% e 3% a mais que na versão anterior, com o Hemi. Na prática, isso também significa menores níveis de emissões de poluentes. Além disso, como o tanque tem 125 litros de capacidade, dá para rodar, ao menos em tese, até 875 km sem reabastecer.
Nova Ram 1500 tem cinco modos de condução
Colabora com isso o sistema de suspensão a ar, exclusiva em picapes à venda no Brasil, que reduz a altura livre do solo em até 15 mm quando a picape passa dos 100 km/h. Com isso, o dispositivo, que tem cinco níveis de ajuste, contribui para melhorar a eficiência aerodinâmica. No mesmo sentido, há a grade ativa do radiador, que se abre e se fecha sozinha conforme a situação. Bem como o spoiler aerodinâmico ativo na parte dianteira, que se expande também de forma automática a partir dos 50 km/h.
Da mesma forma, a nova picape tem chassi feito com 98% de aços de alta resistência. O material está presente também em 54% da cabine e da caçamba. E, para reduzir o peso, o capô e a tampa da caçamba são feitos de alumínio. De acordo com informações da Ram, embora isso contribua para reduzir o peso, não houve perda de resistência nem comprometimento da funcionalidade desses componentes. Seja como for, a redução de peso é um dos principais fatores para diminuir o consumo de combustível.
Outra novidade, que passa a vir de série na nova Ram 1500 destinada ao Brasil, são as cinco opções de modos de condução – automático, reboque, sport, neve e off-road. Além disso, a tração é 4×4 com reduzida e recurso eletrônico que distribui automaticamente a força entre os dois eixos. Dessa forma, a picape conta com tração mais eficiente em qualquer tipo de piso ou situação. Conforme a marca, a nova picape pode puxar reboques de até 4,5 toneladas. Porém a capacidade de carga é de meros 557 kg.
Tela gigante e painel digital
Essa, aliás, é uma característica comum nesse tipo de modelo, que é feito de olho nos EUA. Portanto, diferentemente do brasileiro, que costuma levar mais peso do que volume, o norte-americano usa a caçamba apenas para carregar tralhas. Os itens pesados, como caixas de ferramenta e até barcos, são puxados em carretinhas atreladas ao reboque. Entretanto, é improvável que quem compre a nova Ram 1500 no Brasil vá usá-la para carregar peso.
Ainda sobre a caçamba, cujo volume é de 1.200 litros, uma novidade é a abertura e fechamento elétricos da tampa. Dá para acioná-la de forma remota, por meio de botão próximo às luzes de leitura. Bem como pela chave presencial e na própria maçaneta da tampa. O revestimento interno é do tipo bate pedra, há capota marítima, degrau retrátil para acesso e iluminação de LEDs. Além disso, um divisor permite repartir a caçamba e há dois compartimentos com chave e 107 litros de capacidade cada.
Porém, os bons predicados da Ram 1500 não estão limitados à parte externa. Assim, na cabine há a nova central multimídia com uma enorme tela sensível ao toque. São nada menos que 14,5 polegadas – é possível dividi-la em duas, para projetar diferentes informações do carro e de entretenimento. Há também conexão sem fio com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto e navegador GPS nativo.
Som com 900 watts de potência
Na mesma tela dá para ver as imagens captadas pelas câmeras de 360°, que facilitam sobretudo as manobras. Sobretudo considerando que a nova Ram 1500 tem 2,09 metros de largura, ante 1,85 m de uma Toyota Hilux, por exemplo. Outros destaques são o ar-condicionado automático de duas zonas e os bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento.
O sistema de som, da marca Harman Kardon, tem 19 alto-falantes, incluindo um subwoofer de 10”. De acordo com a RAM, o conjunto gera 900 watts de potência e, para os fãs de alta fidelidade, há também o recurso de cancelamento de ruídos. O motorista conta com painel de instrumentos digital de 12,3″ com alta resolução, que pode ser personalizado. Também dá para projetar as informações do GPS na tela.
Pelo volante revestido de couro, com aquecimento, regulagem de altura e profundidade, é possível acionar os comandos dos recursos de assistência ao motorista e áudio. Assim como selecionar os modos de condução, o limitador de marchas e funções do quadro de instrumentos. Outro recurso bacana é o head-up display colorido de 10”, que projeta no para-brisa informações do veículo, como velocidade.
Cabine da nova Ram 1500 traz 11 portas USB
Para os que gostam de ficar conectados o tempo todo, há um exclusivo carregador por indução para dois celulares ao mesmo tempo. Além disso, a nova Ram 1500 2025 tem 11 (?!) portas USB, sendo cinco do tipo “C”, de carregamento rápido, bem como duas tomadas de 115V. O retrovisor interno é uma tela que projeta imagens captadas pela câmera traseira. Dá para ajustar a altura e o brilho, além de ver imagens projetadas por uma eventual carreta ou implemento que estiver sendo rebocado.
Há também utilizar um cartão parecido com os de bancos, que permite liberar as portas e dar a partida no motor. Mais um recurso interessante é o Ram Connect, serviço que permite monitorar a picape à distância e acionar recursos de segurança, conectividade e navegação. Bem como ativar os voltados à segurança. Entre outras informações, o usuário pode checar quanto tempo falta para a próxima revisão, a a calibragem dos pneus e o nível de combustível no tanque, entre outras.
E por falar em segurança, a nova Ram 1500 traz vários recursos avançados do pacote ADAS de nível 2. Por exemplo, há detector de risco de colisão em cruzamentos com frenagem automática de emergência. Assim como assistente de permanência na faixa de rodagem, com correção autônoma. Detector de fadiga do motorista, assistente eletrônico de manobra evasiva e leitura de placas de velocidade também fazem parte do pacote.
Ronco grave e força de sobra
Outros equipamentos importantes são os seis air bags, sendo dois dianteiros de múltiplo estágio, laterais na frente e dianteiros, e do tipo cortina na frente e atrás. Além disso, há assistente de partida em rampas, freios a disco nas quatros rodas com ABS e EBD. Assim como controles eletrônicos de estabilidade, tração e redução da rolagem da carroceria em curvas. O acionamento dos limpadores de para-brisa e dos faróis, que têm ajuste de alto e baixo automático também vêm de série.
No visual, a nova Ram 1500 recebeu atualizações nos para-choques dianteiro e traseiro. Assim como novos faróis, do tipo Full-LEDs, faróis de neblina também de LEDs e lanternas traseiras redesenhadas. Há ainda rodas de liga com desenho exclusivo, que podem ser de 20″ ou 22″, conforme a versão. Além disso, há estribos com acionamento elétrico, que se recolhem quando as portas são fechadas, e um enorme teto solar. Segundo a marca, a superfície da peça de vidro tem mais de um m² de área.
Em movimento, a Ram 1500 com motor de seis cilindros não deixa nada a desejar em relação à anterior, movida pelo V8 Hemi. Isso é resultado dos dois turbos que se “enchem” rapidamente, e ao bom trabalho do câmbio de oito velocidades. Em outras palavras, ao pisar firme no acelerador, um urro grave brota dos dois escapamentos e a picape dispara na frente dos outros carros em saídas de semáforo.
Duas opções para o Brasil
Durante a avaliação, feita nas ruas de Dallas e em estradas ao redor da capital do Texas, a picape mostrou ser muito confortável também. O isolamento acústico é ótimo e a carroceria fica firme seja qual for o ângulo da curva ou a velocidade registrada no velocímetro. Os bons materiais dos revestimentos internos agradam ao toque e passam a sensação de requinte e qualidade. Além disso, a despeito do tamanho avantajado, os recursos eletrônicos permitem guiar a picapona com segurança e sem sustos.
No Brasil, a nova Ram 1500 vai ser oferecida em duas versões: Laramie e Laramie Night Edition. A diferença entre elas fica restrita à lista de equipamentos e detalhes no acabamento. Enquanto a Laramie tem elementos cromados e interior mais sóbrio, a Night Edition é, vá lá, mais esportiva.
Em outras palavras, a primeira tem revestimentos internos claros, que combinam dois tons. Além disso, as rodas são de 20″ com acabamento diamantado e calçadas com pneus 275/55 R20. A grade dianteira, os para-choques da frente e de trás, as capas dos retrovisores externos e as ponteiras dos escapamentos são cromadas. Para essa versão, o preço sugerido é de R$ 540.990.
Na Laramie Night Edition, as rodas são de 22″, calçadas em pneus 285/45 R 22 e com acabamento escuro. Na cabine, todos os revestimentos são pretos. Além disso, há capô com desenho esportivo, faróis e lanternas com máscara negra e para-choques da mesma cor da carroceria; grade. Por sua vez, as capas dos retrovisores, as maçanetas das portas e as ponteiras dos escapes são pintadas de preto. Segundo a Ram, essa opção tem tabela de R$ 555.990.
Prós
Motor
Com dois turbos, seis-cilindros ficou mais potente e forte que o V8 e, em conjunto com o câmbio automático, acelera a picapona de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos;
Contras
Motor
Embora seja potente, forte e mais eficiente que o anterior, o fato de o seis-cilindros ser a gasolina limita a venda da picape em um mercado acostumados com os turbodiesel
Ficha Técnica
Ram 1500 Laramie 2025
Preço sugerido: R$ 540.990
Motor: 3.0, 6 cilindros em linha, 24V, biturbo, a gasolina
Potência: 426 cv a 5.200 rpm
Torque: 64,8 mkgf a 3.500 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas
Tração: traseira, com opção 4×4 e bloqueio de diferencial
Comprimento: 5,9 metros
Largura: 2,09 metros
Distância entre os eixos: 3,67 metros
Volume da caçamba: 1.200 litros
Capacidade de carga: 557 kg
Capacidade de reboque: 4,5 toneladas
Fonte: Ram
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Inscreva-seO jornalista viajou ao Texas a convite da Ram