Importada para o Brasil desde 2005, a Ram 2500 Laramie chega agora em nova versão. A picape foi reformulada por completo e apresenta mais tecnologia, conforto e praticidade. O veículo está disponível nas 45 concessionárias da rede Ram no Brasil pelo preço sugerido de R$ 289.900.
A dianteira tem uma maior integração ao para-choque, formando um visual ainda mais agressivo. Na traseira, a inscrição “RAM” salta aos olhos, substituindo o símbolo da cabeça do carneiro. O logo continua sendo aplicado nas rodas e em vários pontos da cabine.
A picape vai estrear no Brasil o Uconnect 4C 12 NAV. É a quarta geração do sistema multimídia da FCA, que inclui a maior tela entre as picapes no mercado nacional, com 12 polegadas. O monitor pode ter a imagem dividida em duas, para a realização de operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado.
A central aceita pareamento com aparelhos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, traz sistema de cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado nos fones de ouvidos mais sofisticados.
A nova Ram 2500 tem câmeras 360° que formam uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba. Dessa forma, o motorista tem ótima noção espacial, algo fundamental para um veículo com 6,06 m de comprimento e 2,12 m de largura.
Por sua vez, a câmera da caçamba permite o monitoramento da carga ou de um reboque. Pode-se até aumentar a imagem com zoom, assim como na câmera da tampa da caçamba.
Motor mais potente
A Ram 2500 Laramie tem alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, a movimentação de veículos passando por trás da picape. Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores ou sonoros.
Os retrovisores externos foram redesenhados e têm braços mais longos. Assim eles podem ser colocados na vertical, além da tradicional posição horizontal. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. Para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, que são rebatíveis eletricamente.
O motor turbo diesel da Cummins de 6,7 litros foi revisto, com avanços nos principais componentes. Agora ele entrega mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que antes, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm.
O câmbio automático de 6 marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
A cabine tem revestimento de couro com partes perfuradas e detalhes em alcântara. O quadro de instrumentos tem uma tela de TFT de 7 polegadas colorida e configurável.
Há duas novas cores para a carroceria, a perolizada Azul Patriot e a metálica Marrom Walnut. Elas se somam à Vermelho Flame, Prata Billet, Granito Crystal, Branco Pérola e Preto Diamond. E além do tradicional preto, o revestimento interno pode ter uma nova e elegante combinação de marrom com bege.