A pré-venda da nova Volvo V60 no Brasil começa em 1º de junho. O preço definido pela montadora ficou bastante competitivo: são R$ 199.950.
O valor é praticamente o mesmo da Audi A4 Avant, que parte de R$ 199.990. Porém, o modelo da marca alemã, também 2.0, tem 190 cv.
Já a Mercedes-Benz C300 Touring, cujo 2.0 gera 245 cv, tem preço sugerido de R$ 278.900.
O início das entregas estão previstos para agosto. A nova Volvo V60 vem em versão única de acabamento, T5. O propulsor turbo é o mesmo das versões mais caras do SUV XC40, que acaba de chegar às lojas do Brasil.
Esse motor gera 35,7 mkgf de 1.800 a 4.500 rpm. O câmbio é automático de oito velocidades.
O modelo utiliza a plataforma SPA. Trata-se da mesma base dos modelos XC60 e XC90. Com ela, a perua ganhou 9,6 centímetros de distâncias entre os eixos.
O porta-malas da nova Volvo V60 tem 529 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade pode chegar a 1.364 litros, segundo informações da fabricante.
No design, os destaques da nova Volvo V60 são os faróis full-LEDs, as lanternas de LEDs e as rodas de 18″. Por dentro, há painel virtual personalizável, com tela de 12,3″.
Já a central multimídia traz a mesma tela dos modelos de nova geração da Volvo. Com 9″, ela traz navegador GPS e espalhamento com smartphones por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Ainda no quesito conectividade, a nova Volvo V60 vem com com o sistema Volvo On Call. O recurso oferece assistência de emergência 24 horas por dia. Além disso, permite verificação de diversos parâmetros do carro por meio de um aplicativo de smartphone.
Nova Volvo V60 traz muita tecnologia
A perua chega equipada com controles de estabilidade e tração. Além disso, traz quatro modos de condução, que alteram respostas de componentes como câmbio e motor (bem como a atuação da suspensão independente nas quatro rodas).
Há uma ampla lista de itens que auxiliam o motorista. Entre os destaques, o carro vem sistema semiautônomo de condução. Até 130 km/h, em algumas situações, ele é capaz de acelerar e frear o carro sozinho, bem como comandar o volante.
A segunda geração do City Safety, com assistente de direção, entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente.
O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte. Ele é capaz de operar tanto de dia quanto de noite.
A nova Volvo V60 traz também uma tecnologia chamada de Mitigação de Pista Oposta. O recurso aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Funciona entre 60 km/h e 140 km/h.