O Salão do Automóvel é uma vitrine de lançamentos até para motos. Além da Yamaha – que apresentou ao público a inédita XTZ 250 Ténéré na caçamba de uma Ford Ranger -, Honda e BMW também mostram novidades de duas rodas.
O principal modelo no estande da fabricante de origem japonesa é a CG 150 Fan, que acaba de ganhar tecnologia flexível. Ela traz o mesmo propulsor da Titan Mix e da Bros Mix, de 14,2 cv com gasolina e 14,3 cv, com etanol.
Outro destaque da marca é a XL 700V Transalp. Trata-se de um modelo todo-terreno com motor de 680,2 cm3, bicilíndrico em V, com injeção eletrônica capaz de gerar 60 cv a 7.750 rpm e 6,12 mkgf de torque a
5.500 rpm.
Além da aventureira, a VFR 1200F, mais recente novidade mundial da Honda, também está na mostra de São Paulo. Com transmissão automatizada de dupla embreagem, é um modelo esportivo de alta cilindrada. Seu motor de quatro cilindros em V a 76°, de 1.273 cm3, tem injeção eletrônica, gera potência de 172,7 cv a 10.000 rpm e torque de 13,2 mkgf a 8.750 rpm.
Toda essa potência oferece como resultado menos trocas de marcha no câmbio de seis velocidades e mais agilidade para retomadas e ultrapassagens, segundo informações da fabricante. O modelo vem com pneus sem câmara nas medidas 120/70 na frente e 190/50, na parte traseira, calçados em rodas de alumínio de 17”.
De acordo com a Honda, ainda não há data definida para o início das vendas das novas motos no mercado brasileiro. Segundo fontes, a VFR virá em fevereiro e a Transalp, antes disso.
BMW
No espaço da marca alemã o que mais chama a atenção é a K 1600 GTL (foto à esquerda), que acaba de ser lançada na Europa. Trata-se da primeira moto com motor de seis cilindros em linha desenvolvida pela empresa.
A super esportiva S 1000 RR, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, também está na mostra automotiva. Tem motor de 193 cv e pesa 204 kg (183 kg a seco, 206,5 kg com ABS).