Se em 2019 os líderes de mercado se atualizaram, com a nova geração do Chevrolet Onix e a mudança geral no Hyundai HB20, em 2020 o mercado verá novidades importantes em vários segmentos. A Peugeot tentará se reerguer com o novo 208, enquanto a Volkswagen deve trazer o SUV Nivus e a picape Tarok.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
No entanto, as novidades dificilmente farão cócegas nas lideranças de mercado. Entre os hatches compactos, o 208 deve elevar a Peugeot a patamares de vendas bem melhores do que os atuais, mas dificilmente vai emplacar os mais de 20 mil carros mensais do Onix.
o VW Nivus será um SUV de nicho, com perfil mais esportivo. Portanto, também não deverá vender em quantidades tão expressivas para desbancar o atual líder Jeep Renegade. O modelo feito em Pernambuco até poderá ser superado, mas por outro SUV compacto já conhecido, como o Hyundai Creta. O Creta, aliás, deverá passar por uma atualização visual e interna em 2020, nos moldes do HB20.
Veja também: Eles vão bombar em 2020: veja que carros farão sucesso este ano
‘Dança das cadeiras’ entre os SUVs
Os SUVs compactos terão o Chevrolet Tracker como novidade em 2020. O modelo é um dos que vai entrar no “balaio” do segmento, com mudanças importantes. Haverá novos motores e plataforma, bem como uma cabine atualizada e mais equipamentos. O modelo atual está mais para o fim do ranking de SUVs e vendeu menos que o Citroën C4 Cactus em 2019, com pouco mais de 16 mil unidades. O Renegade emplacou 68 mil unidades no mesmo período, o que dá a perspectiva do vão entre o Tracker e a liderança de mercado.
Um modelo que poderá ameaçar uma liderança é a picape Tarok, da Volkswagen. Ela chegará para competir com a Fiat Toro, atualmente sozinha em seu segmento. O modelo será baseado no conceito mostrado no Salão de São Paulo de 2018 e tem tudo para ser bem sucedido. Se vier com as soluções inteligentes do conceito, como o acesso à caçamba pela cabine, poderá ganhar compradores da Toro. A picape da Fiat, ainda assim, é sucesso absoluto, com 65 mil unidades emplacadas em 2019.