Logo no início da avaliação do novo Audi A5 Sportback, a Marginal Pinheiros engarrafada foi uma oportunidade para testar as tecnologias de condução semiautônoma.
A segunda geração do modelo traz entre seus destaques recursos como sensores de risco de colisão traseira, controle de cruzeiro ativo (acompanha o ritmo do trânsito), manutenção em faixa de rolamento, etc. Isso significa que ele acelera e freia de acordo com o comboio do trânsito e faz curvas sozinho, acompanhando a pintura das faixas do piso.
Uma das novidades é que, se o motorista não assumir o volante após algum tempo (a advertência aparece no quadro de instrumentos), o carro feito na Alemanha vai parando aos poucos. É um sistema similar ao do Mercedes-Benz Classe E.
Os preços sugeridos partem de R$ 189.990, na versão Attraction. A intermediária, Ambiente, sai por R$ 213.900. A mais cara, Ambition, está disponível em duas opções: R$ 239.990 e R$ 268.990 (Ambition Plus), como a unidade avaliada.
Para deixar o carro dirigir por você, porém, é preciso gastar mais. As tecnologias de condução semiautônoma são opcionais, disponíveis a partir da versão Ambiente, e podem custar cerca de R$ 30 mil (estimados).
Felizmente, não foi preciso testar dispositivos como os sensores de colisão traseira. O recurso é capaz de “perceber” se um automóvel está se aproximando muito perigosamente da parte de trás do A5. Caso detecte risco de colisão iminente, o sistema aperta os cintos de segurança e fecha vidros e teto solar, como forma de proteger as pessoas a bordo e se preparar para o possível choque.
Há também um sistema de alerta de proximidade (de pedestre e ciclista, por exemplo), caso as portas estejam sendo abertas. Nessa hipótese, uma luz vermelha se acende na forração interna da porta.
Ao volante. Assim que chegamos à estrada e a marginal congestionada foi ficando para trás, passamos a explorar as tecnologias presentes no motor, câmbio, suspensão…
O A5 Sportback tem propulsor 2.0 TFSI (quatro-cilindros turbo) e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas (S tronic). A Attraction e a Ambiente têm 190 cv e tração no eixo dianteiro. Já na Ambition o motor rende 252 cv e a tração é integral Quattro.
As respostas são imediatas, principalmente se o motorista escolher o modo esportivo no sistema Audi Drive Select. Conforme informações da marca, o A5 com motor de 190 cv é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, tempo que cai para 6 s nas versões equipadas com propulsor de 252 cv.
E não é apenas o motor que responde com prontidão. Uma leve pressão no pedal de freio faz o A5 obedecer na hora. Além disso, a direção eletromecânica é direta e a alavanca de câmbio, que lembra um joystick, quase não sai do lugar – é movimentada com toques sutis.
Ao contrário do motorista, que não tem do que reclamar, quem vai atrás não dispõe de tanto conforto. Isso porque o banco é baixo e não oferece apoio adequado para as pernas, o que pode causar cansaço.
Equipamentos. Entre os equipamentos de série (desde a versão de entrada) há rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis de xenônio, partida por botão e bancos com ajustes elétricos.
As opções Ambiente e Ambition trazem a mais rodas de 18”, bancos com estilo esportivo, quadro de instrumentos virtual com navegador GPS e espelhamento de smartphones compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Já a Ambition Plus tem faróis full-LEDs, ar-condicionado de três zonas, teto solar panorâmico, retrovisores rebatíveis e câmera na traseira.
Nova plataforma. A segunda geração do A5 Sportback ganhou linhas mais esportivas. O capô tem dois vincos, que transmitem agressividade. Faróis e lanternas ficaram mais estreitos. A grade também é nova.
O modelo agora é feito sobre a plataforma modular MLB. Em relação à geração anterior (de 2009), o comprimento aumentou 2,1 cm (para 4,73 metros), e a distância entre eixos cresceu 1,4 cm (2,82 m).
Extraoficialmente, uma fonte da Audi informa que a expectativa é vender aproximadamente 400 unidades do novo modelo até o fim do ano.
FICHA TÉCNICA
Audi A5 Sportback Ambition
Preço sugerido – R$ 268.990
Motor – 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gas.
Potência (cv) – 252 a 5.000 rpm
Torque (mkgf) – 37,7 a 1.600 rpm
Câmbio – Automatizado, 7 m.
0 a 100 km/h – 6 segundos
Comprimento – 4,73 metros
FONTE: AUDI