Redação

31/07/2020 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 01/08/2022 | 16:17

Novo ar-condicionado da Hyundai é capaz de limpar o ar dentro da cabine

Tecnologia desenvolvida pelos engenheiros da Hyundai é capaz de inspecionar sistema mesmo com carro desligado

Hyundai Ar-Condicionado Crédito: Hyundai/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Mesmo fazendo milhares de vítimas, a pandemia instaurada pelo novo coronavírus trouxe algo de bom: mudança! Por conta do risco de contágio pela Covid-19, muitos acabaram se reinventando e desenvolvendo soluções para ajudar outras pessoas. E, no mundo dos automóveis, claro, isso não seria diferente. A última a pensar em soluções práticas que tentem minimizar os efeitos da doença foi a Hyundai. A montadora sul-coreana desenvolveu um novo sistema de ar-condicionado capaz até de monitorar (e melhorar) a qualidade do ar dentro do carro.

E a novidade não se resume à isso. Para explicar melhor, cabe salientar que os engenheiros da marca asiática desenvolveram um sistema de ventilação capaz de oferecer três funções distintas: After-Blow, Multi-Air Mode e Fine Dust Indicator.

O primeiro deles, seca a tubulação para evitar a formação de fungos no sistema de ar-condicionado. Para quem não sabe, é justamente essa umidade que gera odores e, consequentemente, males à saúde.

Continua depois do anúncio

Por meio do novo equipamento, todos os líquidos são drenados, mesmo depois do carro desligado. E não é necessário se preocupar com a bateria, pois a tecnologia realiza monitoramento para não comprometer a carga.

Já o modo Multi-Air tem por função usar saídas extras de ar dentro da cabine. A ideia é aumentar a ventilação também por meio dos assentos do motorista e do passageiro criando um ambiente mais agradável aos ocupantes. Basicamente, são opções extra às saídas de ar convencionais, no painel.


Impureza na cabine? O ar-condicionado liga sozinho

Por fim, o Fine Dust Indicator é capaz de medir e exibir (na tela central) o nível de poluição de ar no habitáculo do carro. Caso esteja acima do aceitável, uma espécie de modo limpeza é ativada para resolver o problema. O procedimento é realizado com aumento da velocidade do ventilador, ativação da recirculação e até mesmo do ar-condicionado para reduzir a umidade.

Se ainda assim, o problema não for resolvido, os proprietários serão solicitados a realizar substituição dos filtros do ar-condicionado ou mesmo limpar assentos e carpetes.

O novo sistema de ar-condicionado estará disponível inicialmente em alguns modelos da Hyundai vendidos na Coréia do Sul. Veículos fabricados pelas marcas Kia e Genesis (do mesmo grupo) também contarão com a novidade. A data ainda não foi divulgada.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Segredos

Jaecoo terá picape no futuro, confirma executivo ao Jornal do Carro

Notícias

Wey 7 de 6 lugares tem autonomia de 1.000 km e vem em 2025

Lançamentos

BYD King, sedã híbrido rival do Corolla, estreia em breve no Brasil

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

Ver agora