Na contramão de muitas montadoras hoje em dia, apostando alto na eletrificação, a Aston Martin lança o modelo Vanquish com uma velha receita: um enorme motor 5.2 V12, biturbo, de 835 cv de potência e 101 mkgf de torque. Contudo, os números nada diriam de diferente, se não fosse o fato do conjunto não utilizar nenhum tipo de eletrificação.
Assim, o Vanquish torna-se o Aston Martin de produção mais potente e rápido da história da marca. O modelo foi lançado durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza, cercado de celebridades e personalidades da arte e moda. Exclusivo, o modelo terá uma produção limitada a 1000 unidades anuais, por exemplo. Com velocidade máxima de 344 km/h, o Vanquish consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
O design traz elementos modernos ao estilo tradicional da marca, como um spoiler traseiro integrado, luzes compostas por faixas horizontais e um grande difusor traseiro, por exemplo. Por dentro, o motorista acomoda-se em assentos com regulagem elétrica, e tem contato com dois monitores, no painel de instrumentos e na central multimídia, ambos com 10,25 polegadas. Além disso, há um sistema de som premium com 15 alto-falantes.
Aston Martin Vanquish tem sistema que dá mais potência ao V12
Porém, o esportivo não é feito apenas de luxo e design. A marca equipou o novo Vanquish com a tecnologia Boost Reserve, que aumenta temporariamente a potência do motor, por exemplo. Além disso, há também um diferencial eletrônico de deslizamento limitado, que permite melhor aderência em curvas e melhor estabilidade.
Por fim, o novo Vanquish está programado para ser vendido já no final de 2024, ao preço de US$ 420 mil (cerca de R$ 2.36 milhões, convertendo diretamente).
O Jornal do Carro também está no Instagram!