Após lançar a segunda geração do ASX sobre a plataforma do Renault Captur, a Mitsubishi trabalha em um novo SUV. O modelo é baseado no conceito XFC, que apareceu recentemente na Indonésia. Ele foi flagrado em testes no País com bastante camuflagem na carroceria. Por isso, não é possível identificar quais detalhes do protótipo estarão na versão de produção. Seja como for, o XFC promete um design moderno e muita tecnologia.
De acordo com a imprensa local, o novo SUV vai contar com o motor 1.5 de até 105 cv e 14,3 mkgf de torque. Além disso, será feito sobre a base modular CMF-A+. As dimensões, até o momento, não foram divulgadas. Entretanto, espera-se que o modelo tenha porte de SUV compacto, com cerca de 4 metros de comprimento. Dessa forma, vai competir por lá com os campeões de vendas como, por exemplo, Hyundai Creta e Honda HR-V.
Visual moderno
O conceito incorpora o estilo “Dynamic Shield” da Mitsubishi. Ou seja, a dianteira é robusta com faróis em formato de “L” e uma grade com fundo tipo colmeia. Mas o que realmente chama atenção são as luzes DRL que descem pelos para-choques (dianteiro e traseiro). Por sinal, atrás o destaque são justamente as lanternas em formato de “T”. Já nas laterais os para-lamas são musculosos e dão porte avantajado ao SUV.
A marca japonesa não chegou a divulgar detalhes do interior. O que se sabe é que o veículo pode contar com uma grande tela que une o quadro de instrumentos e o multimídia. O volante, de acordo com o conceito, pode ter a base achatada. No mais, há câmeras no lugar dos retrovisores. Em relação à tecnologias de condução, promete assistentes semiautônomos como, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.
Virá ao Brasil?
Atualmente, a Mitsubishi Motors conta com um catálogo de SUVs e picapes no Brasil. Após o fim da linha ASX em 2021, a marca mantém Outlander Sport, Eclipse Cross, Outlander e Pajero Sport, além da picape média L200 Triton Sport. Ou seja, como o atual Outlander Sport é o antigo ASX, há espaço para um novo SUV. Entretanto, há várias possibilidades para o futuro da marca, sobretudo com os novos rumos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.