15/06/2016 - 8 minutos de leitura.

Novo Audi A4 desafia Mercedes-Benz C200

Na versão Launch Edtion, quinta geração do Audi A4 chama para a briga o Mercedes Classe C intermediário

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Na Europa, a nova geração do A4 oferece soluções típicas de modelos mais caros e faz com que os rivais pareçam ser carros da década passada. No Brasil, onde o Audi acaba de ser lançado, essa diferença foi amenizada, pois as opções disponíveis aqui não trazem vários dos sistemas que o tornam único. Por isso, o duelo com o Classe C foi equilibrado.

A versão do Mercedes-Benz escolhida para este comparativo foi a C200, a mais próxima do A4 em termos de mecânica. Por ora, o novato só traz motor 2.0 turbo de 190 cv, ante os 184 cv do Classe C, também de 2 litros e turbinado.As fotos do Classe C são da versão C250, que, visualmente, se diferencia da C200 no desenho das rodas e cor dos bancos.

Continua depois do anúncio

O Audi venceu o compatriota alemão, mas foi por pouco. Seu principal mérito é o visual (interno e externo) mais atual, além do nível superior de conforto. O A4 triunfou também graças a pontos fracos do rival, como a ergonomia ruim.

Na versão Launch Edition, escolhida para o comparativo, o A4 parte de R$ 172.990, ante os R$ 180.900 do C200. Na lista de equipamentos, o destaque do Audi é o painel virtual, projetado em uma tela à frente do motorista.

O dispositivo exibe conta-giros e velocímetro em diferentes tamanhos, mapa do navegador GPS em alta resolução e informações do sistema de entretenimento, entre outros. A escolha é feita por meio de teclas no volante.


Dessa dupla, só o A4 tem o head up display, que projeta informações no para-brisa para evitar que o motorista desvie o olhar da via. Esse equipamento é opcional.

No pacote de série, o C200 é mais vantajoso. Traz teto solar e controlador de velocidade, que só estão na versão Launch Edition Plus do A4, tabelada a R$ 199.990. Por isso, embora eles tenham recebido a mesma nota em equipamentos (graças aos extras do Audi), o Mercedes é melhor em preço.

Seu único item exclusivo é o assistente às manobras de estacionamento. No A4, há apenas câmera traseira, também vendida como opcional.


A alavanca do câmbio do C200 fica na coluna de direção e é comum confundi-la com a do limpador de para-brisa, algo perigoso quando o carro está em movimento. Os botões de ajustes do banco, na porta, são mal posicionados. Outro ponto negativo é a tela central, que parece um tablet adaptado ao painel do carro.

Semelhanças.A4 e C200 têm mecânica muito parecida. A principal diferença está no tipo de tração, dianteira para o Audi e traseira no Mercedes. Com isso, a tendência do Classe C é ser mais arisco em curvas – o que ocorre quando se aciona a função esportiva no sistema de modos de condução, que muda o comportamento de suspensão e câmbio, por exemplo.


São muitos os sistemas eletrônicos que atuam para manter o Mercedes à mão – o mesmo ocorre com o A4. O C200 é um pouco mais divertido de guiar, mas no Audi a suspensão absorve um pouco melhor os impactos contra o piso – sem comprometer a estabilidade.

Apesar de o A4 ter um pouco mais de potência e torque, os dois carros são igualmente eficientes na hora de acelerar e retomar velocidade. Ambos oferecem bom nível de agilidade, mas sem grandes emoções. Para ir de 0 a 100 km/h, A4 e C 200 precisam de apenas 7,3 segundos, conforme dados divulgados por suas fabricantes.

O câmbio automatizado do Audi passa a impressão de gerenciar a aceleração de forma mais impactante, enquanto o automático torna as respostas do Mercedes mais progressivas.


Opinião.Em setembro, eu guiei a nova geração do A4 na Itália e fiquei fascinada. A tecnologia embarcada veio ditar novos padrões para o segmento. Há sistema que permite rodar por até dez segundos sem precisar tocar o volante.

Para o Brasil, não vieram nem o leitor de faixas nem o controlador de velocidade adaptativo, que permitem o funcionamento desse recurso semiautônomo.


O sedã mostrado na Europa tinha também carregador de celular por indução, outro recurso que não veio ao País. Interação entre GPS e sistema de iluminação para controlar a luminosidade à noite? Também não. Sem tudo isso, o A4 não fascina. É um belo carro, mas ficou muito parecido com seus rivais.

Veja mais: detalhes da galeria


Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

VER TODAS AS OFERTAS