O novo Audi A7 finalmente foi apresentado. Logo depois do novo A8, a segunda geração do Audi A7 exibe linhas muito elegantes e ganhou um banho de tecnologia. Tal qual o maior sedã da marca.
Além de esbelto, causa quase tanto impacto quanto a primeira geração causou em 2010, quando o modelo foi lançado. Apesar de compartilhar muitos detalhes com o A8, a linha de cintura é mais baixa e o teto bem curvo. A traseira termina com caimento suave num pequeno aerofólio retrátil.
A traseira, aliás, é um show a parte. A Audi fez uma enorme lanterna traseira, que vai de uma ponta a outra do carro. Iluminando a peça, 13 tiras de LED com várias alturas e intensidades diferentes, que fazem todo tipo de função. De apenas iluminar a traseira, indicadores de seta e luzes de freio.
Dentro, mais semelhanças com o A8. O cluster de instrumentos tem a conhecida tela de 12,3 polegadas, que mostra informações como velocímetro, conta giros e computador de bordo, além dos mapas do GPS. Já na parte central do painel, duas outras telas sensíveis ao toque controlam quase tudo no carro. A superior, com 10,1 polegadas, comanda a central multimídia, configurações do carro e o navegador. A inferior, com 8,6 polegadas, atua principalmente como controle do ar-condicionado, mas pode se transformar num teclado para inserir endereços no GPS, por exemplo.
A carroceria é quase toda de aluminio, para reduzir peso e melhorar o comportamento dinâmico. O A7 agora pode ter também até esterçamento das rodas traseiras. Isso diminui o diâmetro de giro em 1,1 metros e dá mais agilidade ao modelo. Todo A7 traz a tração integral quattro de série.
Segurança. Para a segurança dos ocupantes, o novo A7 tem uma série de equipamentos. São cinco radares, cinco câmeras, 12 sensores ultrassônicos e até um scanner a laser. O modelo ainda é capaz de ler placas de trânsito e se comunicar com outros Audi. A marca ainda não confirmou se o cupê terá o sistema Traffic Jam Pilot do A8. O item ainda depende de regulamentações para poder ser usado.
Motores. No lançamento, apenas o V6 de 3,0 litros estará disponível. Como no A8, ele entrega 340 cv, mas é acoplado à transmissão de dupla embreagem de sete marchas. No sedã, o câmbio é automático de oito velocidades. Ao menos, o V6 tem sistema elétrico de 48 volts e bateria de íons de lítio, que garante até que o carro rode com o motor desligado em algumas situações. Não chega a ser um híbrido por completo, mas reduz o consumo de combustível.
O modelo deve chegar às ruas da Alemanha só em fevereiro de 2018, e não deve demorar muito a vir ao País.