A nova geração do Audi Q5 deve chegar em breve. O carro tem apresentação marcada para o dia 2 de setembro, contudo, a marca alemã ainda esconde os detalhes do modelo. Seja como for, um novo passo foi dado para sanar esse mistério.
Além de um teaser divulgado pela marca (que você vê na foto de abre deste texto), o site Carscoops informa que o modelo passa por ajustes finais. É tanto que a publicação flagrou o SUV. Ainda camuflado, mas com alguns detalhes já perceptíveis. A parte da frente, por exemplo, ostenta a grade singleframe mais avantajada. Os faróis estão maiores, todavia, mais afilados. Na parte de trás, novas lanternas com efeitos dinâmicos de luzes e redesenho da tampa do porta-malas são esperados. Não há informações sobre listas de equipamentos, mas sabe-se que, no interior, haverá tela que une quadro de instrumentos e central multimídia.
Pulando para os detalhes mecânicos, o modelo – feito sobre a plataforma Premium Platform Combustion (PPC), uma evolução da atual MLB – deve ser o último da era a combustão. Depois disso, só eletrificados. Por ora, o utilitário da Audi deverá usar o 2.0 TDI a diesel no mercado europeu. Entretanto, o novo Q5 deverá contar com motorização híbrida (leve e plug-in) no portfólio. Por ora, nada de detalhes técnicos.
Embora a apresentação esteja marcada para a próxima segunda-feira (2), não se sabe se o modelo começará a ser vendido de imediato. Na Europa, a expectativa é que chegue no fim do ano. Já nos Estados Unidos, deve dar as caras apenas no primeiro semestre de 2025. A gama do Q5 deve, ainda, contar com a variante SQ5 e com o SUV cupê Sportback.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!