A BMW divulgou diversas informações sobre o novo M5. A sexta geração do sedã esportivo que deve ser apresentada durante o Salão de Frankfurt, em setembro, será a primeira equipada com tração integral, mas a empresa desenvolveu um sistema que permite mudar para tração para traseira quando desejar.
O sistema tem três níveis de funcionamento: integral (4WD), integral Sport (4WD Sport) e traseira (2WD). Quando o carro é ligado, ele parte do 4WD, que na verdade mantém o carro com tração traseira, entregando a força nas rodas dianteiras quando as traseiras já não conseguem mais transferir potência. O diferencial ativo do M5 tem efeito blocante que pode variar de 0 a 100% dependendo da situação.
Além dos três modos de tração, o motorista pode escolher combina-la com o controle de estabilidade (DSC) no modo dinâmico M (MDM) ou desligado. No modo integral (4WD), o carro tende a um comportamento mais neutro, segundo a BMW, mesmo que a tocada do motorista seja mais agressiva, mas já permite um certo deslizamento nas rodas traseiras.
No modo integral Sport (4WD Sport), o carro se torna mais ágil e com uma dirigibilidade mais dinâmica, com entrega mais abrupta nas rodas traseiras, ao mesmo tempo o MDM permite mais derrapagem das rodas traseiras.
O motor é o mesmo V8 4.4 biturbo da geração anterior. Só que o propulsor que entregava 560 cv na versão normal foi melhorado. Entre as mudanças teve o limite de rotações elevado, maior pressão nos bicos injetores, novas turbinas, melhora no resfriamento e lubrificação. A potência não foi divulgada, mas a expectativa é que o novo M5 entregue cerca 660 cv. A única opção de câmbio será o automático de oito marchas com opção de trocas por aletas atrás do volante e pela alavanca de câmbio.