A corrida pela eletrificação vem abrindo portas para inovações no setor automotivo. Nessa linha, a BMW anunciou que sua terceira fase de estratégia para veículos elétricos contará com uma nova arquitetura exclusiva para os carros do grupo. No foco, está a próxima geração do BMW Série 3, que será totalmente elétrico.
O modelo em questão ainda não havia passado por atualizações desde seu início de produção, em 2018. Contudo, antes de estrear a nova base da marca bávara, o sedã terá uma versão elétrica sobre a atual plataforma CLAR. No entanto, de acordo com a Autocar inglesa, o sedã médio foi escolhido para inaugurar a nova plataforma Neue Klasse EV, conhecida internamente como ”NK1” e exclusiva para carros elétricos.
A estimativa é de que o Série 3 sob a nova plataforma chegue por volta de 2025 ao mercado. Mas, por ora, não faz parte da estratégia da montadora substituir de vez a base de todos os veículos, visto que o sedã, bem como outros modelos, ainda terá motores a gasolina e a diesel.
Nova arquitetura modular NK1
A plataforma modular servirá como base para toda a gama de elétricos da BMW a partir de 2025. Inclusive, com a possibilidade de tração dianteira e traseira, bem como um modelo XDrive. Dessa forma, ainda segundo o site inglês, a nova arquitetura proverá, até mesmo, uma gama de novos SUVs da marca alemã.
”O Neue Klasse representa o início de uma nova fase de operações para a BMW. Ele é dimensionado para nos permitir construir carros elétricos de vários tamanhos, desde um Série 2 até um X7”, apontou o chefe de P&D da BMW, Frank Weber.
A plataforma, portanto, está chegando para substituir as atuais FAAR e CLAR, com maior flexibilidade. Além disso, a nova arquitetura prevê estrutura de alumínio e aços de alta resistência para receber também conjuntos híbridos do tipo plug-in.
Série 3 entrou em desenvolvimento no início do ano
Especulações indicam que a nova geração do Série 3 virá com um design completamente repaginado e algumas modificações importantes de estilo. A carroceria, por exemplo, será mais comprida e terá uma distância entre-eixos maior. Além disso, diferentemente da plataforma atual, terá um assoalho plano, tornando-se mais espaçoso.
Porém, não é só. Além do espaço interno, haverá também um projeto específico para suportar baterias de tamanhos grandes. O modelo terá ainda opções de rodas de 18 a 22 polegadas, pneus de baixa resistência e freios regenerativos.
O novo Série 3 também usará materiais sustentáveis. Afinal, a BMW está focada em trabalhar com cabines ecológicas. Os reciclados que farão parte dos novos projetos apareceram pela primeira vez no conceito i Vision Circular, no IAA deste ano.
Autonomia acima de 700 km
Além da nova plataforma, a BMW também está empenhada em desenvolver motores elétricos próprios. ”Estamos desenvolvendo motores elétricos que serão ainda mais eficientes e mais potentes do que os que usamos hoje”, diz Weber no comunicado.
Junto com os novos motores, a nova geração do Série 3 terá um sistema de recarga de até 350 kW, com uma tecnologia de bateria de 800V. Com a tecnologia, projeta-se que o sedã médio de luxo vai superar 700 km de autonomia, entrando de vez na disputa com a Tesla e outras marcas premium de carros elétricos.