
O novo BMW X1 começou a ser produzido no Brasil na quinta-feira passada e, como única atualização ante o modelo alemão, traz a tecnologia flexível no motor 2.0 – sem mudança de potência e torque. Já na comparação com a antiga geração, o utilitário-esportivo ficou mais espaçoso e trocou a tração traseira pela dianteira. Mas essas melhorias não foram suficientes para que o jipinho conseguisse superar, neste comparativo, o Q3, seu principal rival e líder de vendas do segmento no País.
O Audi também acaba de virar nacional. A versão com motor 1.4 passou a ser feita no País na sexta-feira. As 2.0, como a avaliada neste comparativo, continuam vindo da Espanha.
Tabelada a R$ 179.990, a opção intermediária do X1, sDrive 20i X-Line, encarou o Q3 2.0 Ambiente, a R$ 176.990. Além do preço menor, o Audi é mais confortável, tem manutenção ligeiramente mais em conta que o BMW e vem com tração integral, item disponível apenas na opção mais cara do BMW, que parte de R$ 199.950.
Os dois jipinhos são equivalentes em equipamentos e têm itens como teto solar panorâmico, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, sistema multimídia com navegador GPS e bancos de couro.
Assim como o X1, o Q3 tem motor 2.0 turbo, mas, diferentemente do que ocorre no rival, é apenas a gasolina. As potências são de 192 cv e 180 cv, respectivamente. O câmbio do BMW é automático de seis marchas e o Audi vem com o automatizado de sete velocidades.
Um dos trunfos do Q3 é a sensação de maior robustez. Com suspensão mais macia e pneus mais altos, o Audi lida melhor com buracos que o BMW.
Além disso, tanto em termos de dirigibilidade quanto de estabilidade, o Q3 é quase tão bom quanto o firme X1.
Desempenho. A diferença de 12 cv a favor do motor do X1 poderia fazer a balança da agilidade pender para o lado da BMW. No entanto, o 2.0 do Audi mostra vigor surpreendente, graças ao torque maior.
São 32,6 mkgf a 1.400 rotações, ante 28,5 a 1.250 rpm do BMW. Além da maior força, o câmbio de dupla embreagem, que tem as primeiras bem curtas, contribui para a boa vitalidade do Q3 em trechos urbanos.
O trabalho da transmissão do Audi, aliás, é brilhante. As trocas são instantâneas e o sistema entende rapidamente os anseios do pé direito do motorista. O ponto negativo é a menor suavidade no funcionamento.
O Q3 balança e parece indeciso em manobras de baixa velocidade. Estacionar em ladeiras se torna complicado, já que há menos fineza nessas situações. O câmbio automático convencional do BMW é superior nesses momentos, sendo mais progressivo na transmissão de força.
Além disso, andando forte, a potência extra do BMW também se mostra presente, além de seu 2.0 ser mais divertido. Esse quatro-cilindros sobe de giro de forma mais rápida que o do rival e tem ronco instigante, características que não estão presentes no propulsor do Q3.
O X1 vai melhor também em trajetos sinuosos, nos quais a suspensão firme, que sofre com buracos, brilha e faz o motorista esquecer que está a bordo de um utilitário-esportivo. A carroceria inclina pouco em curvas e o carro parece gostar de uma sequência feita com mais vigor.
O Q3 contra-ataca com a tração integral, que dá muita segurança ao circular na estrada, particularmente sob forte chuva, situação em que o modelo importando da Espanha ignora a água na pista e segue a trajetória sem dar sustos no motorista.
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3
Novo BMW X1 encara líder Audi Q3