BMW X3
BMW/Divulgação

Novo BMW X3 traz atualizações no visual, trem de força e equipamentos

Quarta geração do BMW X3 chega ao Brasil na configuração M50 xDrive, com motorização híbrida leve e potência de quase 400 cv

Por Vagner Aquino 19 de fev, 2025 · 5m de leitura.

Visual totalmente renovado, medidas mais avantajadas e motorização híbrida. Essas são as principais caraterísticas do novo BMW X3 que adota nova plataforma e desembarca no Brasil em apenas uma versão de acabamento, a esportiva M50 xDrive. O SUV sai por R$ 624.950.

Começando pelo design, a quarta geração do BMW X3 adota linhas mais discretas. A grade (apelidada de duplo rim) continua em cena, mas ligeiramente menor e com bordas iluminadas. Agora, ao invés do tradicional formato utilizado pela marca, a iluminação dos faróis forma uma espécie de “L”. Tudo (inclusive as setas) têm iluminação por LEDs. As lanternas traseiras ficaram mais harmônicas na comparação com a geração anterior.

Saias laterais diferenciadas, linha de teto que se estende até a traseira, arcos das rodas proeminentes, bem como um longo spoiler e rodas de liga leve de 21 polegadas dão ao BMW X3 M50 xDrive um visual mais esportivo. E quem não estiver satisfeito, pode contar com o pacote opcional de personalização M Sport Pro.


BMW X3
BMW/Divulgação

Em medidas, o SUV cresceu. Tem, em síntese, 4,75 metros de comprimento (3,4 cm mais longo em relação ao modelo antigo), e 1,92 m de largura (2,9 cm mais largo). A litragem do porta-malas também mudou, chegando a 570 litros, mas pode chegar a 1.700 litros com a segunda fileira de bancos rebatida. Entretanto, o modelo perdeu altura (-2,5 cm), medindo agora 1,66 m. O entre-eixos, de 2,86 m, no entanto, permanece igual.

Híbrido leve

Na versão M50 xDrive, a única disponível no País em um primeiro momento, está disponível o motor 3.0 M TwinPower turbo a gasolina com seis cilindros em linha que se conecta ao sistema híbrido leve, de 48 volts. Assim, o X3 entrega total de 398 cv e 59 mkgf. Tais credenciais fazem com o que o novato acelere de 0 a 100 km/h de 4,6 segundos e chegue a 250 km/h de velocidade máxima. O câmbio é o automático Steptronic Sport de 8 marchas. Tem tração integral. O modelo elétrico e a versão apimentada M ainda não apareceram.


A marca alemã afirma que fez modificações no conjunto de amortecedores e molas do eixo dianteiro e do eixo traseiro a fim de aumentar a precisão em curvas na nova geração do X3. O SUV recebeu, portanto, aumento de 19% no deslocamento do caster do eixo de direção, para ajudar a manter a estabilidade em linha reta.

BMW X3
BMW/Divulgação

Novidades no interior e mais tecnologia

Do lado de dentro, o BMW X3 incorpora painel curvilíneo (BMW Curved Display) que, assim como outros modelos da fabricante, combina quadro de instrumentos (12,3″) e central multimídia (14,9″) em uma só peça. Volante com base reta e nova alavanca de câmbio complementam a lista de novidades. Há opções de revestimento (de couro) nos tons preto, marrom e bege.


Dentre os assistentes de direção e estacionamento semiautônomos está o Driving Assistant Professional, que informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e controle e prevenção de aproximação frontal, por exemplo. Tem estacionamento automático e até controle de manobras por meio do smartphone.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se