Com o sucesso do Song Plus e do Song Pro no mercado brasileiro, a BYD traz mais um membro de sua família de SUVs híbridos plug-in: o Song Premium. Que nada mais é que a nova geração do Song Plus, lançada em junho na China com o visual alinhado ao do sedã Seal. Assim, temos três gerações do mesmo modelo no País, mas que são tratados como carros diferentes por aqui.
Para contextualizar, cabe dizer que o Song Plus tem o visual da linha de produtos chamada Dynasty, que também inclui os modelos Han, Tan e Yuan Plus, por exemplo. Enquanto o Seal pertence à família Ocean, que evoca nomes de animais marinhos, caso de Dolphin, Sea Lion e Seagull (alcunha do Dolphin Mini em outros mercados). Contudo, o que aqui será chamado se Song Premium passa a fazer parte da linha Ocean por adotar as linhas do sedã. A versão elétrica do SUV, inclusive, é vendida como Seal U em outros mercados globais. Mas, ao mesmo tempo, o Song Plus original continua disponível no mercado chinês. Assim como a geração anterior, que é o Song Pro. Confuso como só os chineses sabem ser.
Song Premium será modelo de topo da família
Mas vamos falar do Song Premium, que acaba de desembarcar no Brasil. Este, aliás, é o último lançamento da BYD por aqui em 2024. Ano que foi bem agitado, com a chegada de Dolphin Mini, King, Shark, entre outros. Sem contar as obras da fábrica na Bahia, que estão a todo vapor.
O SUV utiliza a plataforma DM-i Super Híbrida e traz motor 1.5 turbo de 129 cv e 22,4 mkgf a dois elétricos, um em cada eixo (204 cv na dianteira e 163 cv na traseira). Desse modo, é capaz de entregar 324 cv de potência combinada. Como comparação, o Song Plus tem o mesmo 1.5, mas somente um motor elétrico na dianteira, ou seja, não tem tração integral como o Premium.
Para alimentar o conjunto elétrico está a famosa bateria Blade de 18,3 kWh. De acordo com o Inmetro, o Song Premium tem autonomia elétrica de 52 km, enquanto o alcance total combinado ao propulsor a combustão chega a 690 km. Em termos de performance, o modelo chega aos 100 km/h em 5,2 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h.
Medidas, equipamentos e preço
O modelo tem quase idênticas ao da versão Plus, com 4,77 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,67 m de altura e entre-eixos de 2,76 m. Já o porta-malas leva bons 574 litros. Segurança também é um dos pontos fortes do SUV, com diversos equipamentos de assistência ao motorista. Estão na lista controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, câmera 360o e alerta de tráfego cruzado, por exemplo.
Quando o assunto é tecnologia, não poderia ficar de fora a tradicional tela giratória de 15,6” da central multimídia, bem como o painel de instrumentos digital com 12,3”. Há ainda head-up display, carregador por indução, GPS, ar-condicionado de duas zonas e sistema de som com 10 alto-falantes. Teto solar panorâmico e bancos dianteiros com ajustes elétricos (oito para o do motorista e quatro para o do passageiro) completam a lista.
Com garantia de seis anos sem limite de quilometragem – sendo oito anos para a bateria – o Song Premium tem preço de R$ 299.800.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!