Até a década passada, eram comuns as notícias sobre modelos chineses copiando o estilo de veículos de marcas ocidentais famosas. Entretanto, recentes novidades vindas da China tem usado cada vez menos desse artifício, mas isso ainda acontece. Um desses exemplos é o novo Chery Tiggo 7 Sport, que possui similaridades com o Land Rover Evoque, por exemplo.
O modelo, que chegou às concessionárias do mercado local antes mesmo do lançamento, segundo o site chinês Autohome, não tem relação com o Tiggo 7 vendido no Brasil, por exemplo. Sua origem remete ao Chery Tansuo 06 chinês, cujo nome no mercado externo é Jaecoo 7. Nem mesmo a imprensa chinesa deixou de notar a semelhança com o SUV da Land Rover.
Chery tem joint-venture com Land Rover na China
E não é só o pequeno SUV inglês que deu detalhes ao novo Chery: a coluna C do modelo remete a outro modelo britânico: o Defender, com uma pequena caixa de carga. Assim, como se coincidência pouca fosse bobagem, as duas marcas tem uma joint-venture na China, o que realmente encurta os caminhos, por exemplo.
Por dentro, entretanto, as similaridades diminuem. O Tiggo 7 conta com uma grande central multimídia no meio do painel de onde se controlam as funções do carro, além de uma pequena tela digital atrás do volante. As saídas de ar condicionado são unificadas, e cortam todo o painel dianteiro. Ainda não há informações sobre o que move o Tiggo 7 Sport, mas espera-se que divida as configurações com o Tansuo 06.
Por fim, isso traduz-se no motor 1.6 turbo a gasolina com 197 cv e 29,6 mkgf de torque, pareado a uma transmissão automática de dupla embreagem, com sete marchas. Seu preço na China pode ficar em torno de 100.000 yuans, próximo dos R$ 78 mil, em conversão direta e sem taxas.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!