A Chevrolet apresentou nesta semana a quarta geração do Equinox, que chega às lojas nos próximos dias. Importado do México, o SUV será oferecido em duas versões: Activ e RS. A primeira tem um visual mais aventureiro, enquanto a segunda foca na esportividade. Mas tudo não passa de diferenças estéticas, já que a mecânica é a mesma.
Ou seja, ambos são equipados com motor 1.5 turbo a gasolina que rende 177 cv e 28 mkgf de torque, além de câmbio automático de oito marchas e tração integral. Em termos de desempenho, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,3 segundos e a velocidade é de 190 km/h (limitada eletronicamente). Já o consumo, de acordo com o Inmetro, é de 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.
Entretanto, além de detalhes no design e no acabamento interno, há pequenas diferenças também na lista de equipamentos. Isso porque o conjunto de rodas e pneus de 20” da RS é mais caro que o de 19” da Activ, por exemplo, portanto a GM teve de cortar alguns itens para que o preço pudesse ficar equilibrado. Assim, as duas configurações têm o mesmo preço, de R$ 267 mil.
Diferenças entre as versões do Equinox
Na parte estética, os carros se diferenciam especialmente pela dianteira. Na versão Activ, a barra sob as DRLs é mais grossa e cromada, enquanto na RS o acabamento é fosco. A grade dianteira e o para-choque também têm design distinto entre as duas versões para reforçar as características de cada modelo, seja aventureiro ou esportivo. Teto preto está disponível somente na RS. E, conforme citado, as rodas da Activ são de 19” com pneus de perfil mais alto; já na RS, as rodas são de 20” e os pneus são mais finos.
Por dentro o acabamento muda bastante. A Activ tem revestimentos na cor caramelo e os bancos recebem um tecido que é utilizado nos modelos da Cadillac nos EUA. As molduras e saídas de ar, por sua vez, misturam elementos cinza e preto. Já na opção mais esportiva, o acabamento é de couro preto com detalhes vermelhos (como em molduras, saídas de ar e bancos), além de costuras azuis. O volante também tem base reta e traz o emblema RS.
Lista de equipamentos
Em comum, tanto a Activ quanto a RS oferecem o mesmo pacote de segurança. Ou seja, ambas vêm com seis airbags e um pacote recheado de assistentes de condução. Há alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, monitoramento de ponto cego, sistema de permanência em faixa com correção no volante e controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo. Mas itens como alerta traseiro de detecção de pedestres, faróis de neblina, retrovisor interno com projeção de vídeo e câmera 360o são exclusividades da Activ.
Por fim, cada versão tem ainda uma cor exclusiva no catálogo. Ambas podem ter pintura preta, branca e cinza, mas o Vermelho Radiante é encontrado apenas na RS, enquanto o Verde Cacti só está disponível para a Activ – são os tons dos carros nas fotos que ilustram esta matéria, inclusive.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!