
Um bom “timing” é tudo nessa vida: enquanto o Brasil e outros países acompanham com preocupação o alastramento da ameaça do vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a montadora indiana Tata Motors se prepara para lançar um hatch compacto chamado… Zica, mas que já se sabe será renomado após o lançamento.
O nome, que é uma combinação das palavras “zippy” (cheio de energia, vigoroso) e “car” (carro) e foi definido pela Tata antes que a epidemia – que está causando um surto de nascimentos de bebês com microcefalia – se tornasse notícia mundo afora.
Quinta maior fabricante de carros da Índia e proprietária das marcas de luxo inglesas Jaguar e Land Rover, a Tata pretende que o modelo, a ser apresentado nos próximos dias no Salão da Índia, ajude a aumentar sua participação no mercado interno do país asiático. Ele deve dar origem a uma nova família de veículos.
O Zica foi projetado por uma equipe internacional e vem ganhando elogios pelo visual moderno. Mas a infeliz coincidência com o nome do vírus do momento não causou uma impressão boa nas redes sociais. Por meio de um comunicado, a empresa confirmou que ele será revelado como Zica na próxima semana, no Salão do Automóvel da Índia, mas será renomeado logo depois.
*Atualizado às 16:30