A chegada ao País da nova geração do hatch Cruze, que manteve o “sobrenome” Sport6, balançou o cenário dos médios. Bem diferente do modelo anterior, o Chevrolet disse a que veio e de cara ganhou o comparativo com os principais rivais.
O conjunto equilibrado é a maior qualidade do novato, que tem o maior espaço interno do trio, motor 1.4 turbo moderno, um eficiente câmbio automático de seis marchas e um ótimo pacote tecnológico na versão de topo, LTZ. Por R$ 113.090, esse argentino tem itens como monitor de ponto cego, de faixa de rolamento e da distância em relação ao carro da frente que avisa sobre risco de colisões.
O Golf, segundo colocado do comparativo, até oferece itens semelhantes, mas a maioria é opcional. Em nível mais próximo de equipamentos, a versão Highline 1.4 do Volkswagen salta dos já salgados R$ 106.950 para astronômicos R$ 135.607 com o pacote Premium. Embora traga até controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, essa é a única configuração do paranaense com itens como câmera traseira e central multimídia com tela de 8”, por exemplo, ambos de série nos rivais.
Por R$ 109.400, o Focus Titanium Plus acabou ficando em último, embora tenha bom conjunto e seja o mais barato dos três. O problema é a menor oferta de itens de segurança ativa. Feito na Argentina, o hatch traz apenas frenagem automática em baixas velocidades. O arsenal de sensores do Cruze e o prático ACC do Golf (opcional) não estão disponíveis no Ford.
Diferentes. Cada um desses hatches tem comportamento distinto ao volante. No Cruze e no Golf, as respostas são bem diretas graças aos motores turbinados. Aliás, o Volkswagen tem as reações mais “elétricas” à pressão no acelerador.
O torque aparece mais cedo que no Cruze e faz o Golf disparar quando provocado. O novo hatch da Chevrolet também anda muito bem, mas entrega força de modo mais suave, privilegiando o conforto ao rodar.
Os dois têm câmbio automático muito bons, mas o do Cruze poderia ter opção de mudanças de marcha no volante, que adicionaria praticidade. A transmissão do Golf, inclusive, quase não deixa saudade da antiga caixa de dupla embreagem.
E é justamente esse sistema o “calcanhar de Aquiles” do Focus. Indecisa nas mudanças, a caixa costuma titubear quando o motorista pisa fundo no pedal da direita e mascara as boas prestações do conjunto. A favor, o Ford tem o melhor acerto de suspensão desse trio.
OPINIÃO: Médios chamam atenção, mas pouca gente quer comprar
Eles são práticos, estilosos e atualizados com o que há de mais recente em tecnologia no segmento no mundo. Mesmo assim, as vendas dos hatches médios continuam indo ladeira abaixo. A culpa é de quem? Dos utilitários-esportivos compactos, que vêm roubando público de praticamente todos os tipos de veículos com a promessa de uma duvidosa versatilidade extra. Tem até jipinho com porta-malas menor, sem o mesmo refinamento dinâmico e com tanta aptidão off-road quanto a desses hatches. É… Às vezes fica mesmo difícil de entender por que a moda faz sucesso.
PRÓS E CONTRAS
CHEVROLET CRUZE
Prós: Espaço interno. Com maior entre-eixos, Cruze é o que melhor recebe os ocupantes, principalmente os de atrás.
Contras: Altura do solo. A frente comprida e baixa faz com que o hatch raspe a dianteira com frequência nas ruas.
VOLKSWAGEN GOLF
Prós: Desempenho. 1.4 tem ótimo torque em baixa rotação e faz o VW andar forte. Câmbio ajuda na tocada esportiva.
Contras: Seguro. Por ser muito visado, hatch teve as maiores cotações. Sua apólice é uma das mais caras do segmento.
FORD FOCUS
Prós: Suspensão. Acerto do hatch faz argentino ser bom de curva, prazeroso, esperto. Isso sem comprometer o conforto.
Contras: Espaço interno. Hatch é apertado, principalmente para quem viaja atrás. Levar cinco pessoas é quase impossível.
1/23
Cruze, Golf e Focus
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
2/23
Chevrolet Cruze
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
3/23
Volkswagen Golf
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
4/23
Ford Focus
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
5/23
Chevrolet Cruze
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
6/23
Volkswagen Golf
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
7/23
Ford Focus
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
8/23
Chevrolet Cruze
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
9/23
Chevrolet Cruze
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
10/23
Volkswagen Golf
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
11/23
Volkswagen Golf
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
12/23
Ford Focus
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
13/23
Ford Focus
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
14/23
Chevrolet Cruze
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
15/23
Volkswagen Golf
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
16/23
Ford Focus
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
17/23
Chevrolet Cruze
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
18/23
Volkswagen Golf
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
19/23
Ford Focus
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
20/23
Chevrolet Cruze
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
21/23
Volkswagen Golf
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
22/23
Ford Focus
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).
23/23
Golf, Cruze e Focus
Neste comparativo, a nova geração do Chevrolet Cruze hatch (carro vermelho) desafia o Ford Focus (azuk mais escuro) e o favorito do segmento, VW Golf (azul mais próximo ao turquesa).