A Mercedes-Benz acaba de lançar no País as versões AMG da nova geração do cupê Classe C. A configuração preparada de fábrica do duas-portas alemão passa a ser oferecido em duas opções: C 43 4Matic, com motor V6 de 367 cv e câmbio automatizado de nove marchas e C 63 S, com um V8 de 510 cv e caixa automática de sete velocidades. Os preços sugeridos são de, respectivamente, R$ 397.900 e R$ 615.900.
No visual, o C AMG Coupé recebeu as atualizações aplicadas às demais opções do Classe C, mas há vários itens exclusivos. O para-choque dianteiro tem entradas de ar maiores e o traseiro traz difusores de ar na parte inferior. Na frente, a grade tem desenho do tipo “diamante”, no C 43 4Matic e lâminas duplas, que fazem lembrar uma flecha, no C 63 S. As caixas de roda, por sua vez, são mais largas que as das versões “comuns”.
Entre os destaques, o Mercedes-AMG C 43 4Matic tem tração 4×4 permanente, com distribuição automática de torque (até 31% para as rodas dianteiras e até 69% para as traseiras), suspensão com ajuste variável de amortecimento em até três níveis, de acordo com a escolha do motorista (a da versão 63 S é a mesma do superesportivo GT), três opções de ajuste do controle eletrônico de estabilidade e cinco de respostas do carro, que incluem motor, transmissão, suspensão e direção.
Os freios têm discos ventilados de 360 mm na dianteira e 320 mm na traseira, há rodas de liga leve de 19 polegadas com desenho exclusivo e volante com base reta revestido de couro, assim como os bancos. Para a C 43 4Matic há cinco opções de cor: preta, cinza, marrom, porcelana e vermelha. Para a C 63 S são quatro combinações e há de série head up display, que projeta informações do carro no para-brisa à frente do motorista.
Performance Center.A Mercedes está investindo em lojas específicas para atender clientes da linha AMG, batizadas de Performance Center. De acordo com Roberto Gasparetti, gerente de desenvolvimento de rede da marca, serão 12 unidades espalhadas pelo País, sendo cinco em São Paulo – as demais praças contempladas são Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Uma das exigências é que a concessionária tenha ao menos dois carros para test drive, sendo um deles da configuração 63. Na Comac, autorizada na região dos Jardins, em São Paulo, onde os carros foram apresentados, metade dos cerca de 50 clientes por mês que procuram modelos da divisão esportiva da Mercedes fazem test drive antes de fechar negócio.
O executivo afirma que, entre os diferenciais, essas autorizadas têm vendedores treinados exclusivamente para vender modelos da divisão esportiva da Mercedes. Isso inclui testar, uma vez por ano, os carros AMG em pista. “Não dá para vender a emoção que um carro desses oferece sem ter sentido na pele”, diz.
De acordo com Gasparetti, os AMG estão disponíveis mesmo nas praças onde não há unidades Performance Center. “Todas as autorizadas Mercedes-Benz do Brasil estão aptas a vender e oferecer assistência técnica para a linha AMG”, afirma.
Veja abaixo o C 63 S: