A nova geração do Duster fez sua estreia no Salão de Paris 2024 com o escudo da Dacia. O SUV compacto já está à venda na Europa totalmente renovado e, agora, é feito sobre a plataforma modular do Grupo Renault. Um dos destaques é a nova identidade visual da marca romena, também presente no Bigster, seu irmão maior, revelado nesta edição da feira francesa.
Por dentro, o Novo Duster mantém as características já conhecidas. Ou seja, é espaçoso e racional, com acabamento simples e feito para ser durável, mas sem muito requinte. Curiosamente, o SUV mostra itens em comum com o Renault Kardian, como display colorido no quadro de instrumentos, joystick do câmbio automatizado de dupla embreagem e botão do freio de estacionamento eletrônico.
Novo Duster no Brasil?
A Renault faz mistério sobre o futuro do Duster e não confirma a nova geração do SUV no Brasil. Tal como contamos aqui no Jornal do Carro (veja a cobertura), a marca francesa vai lançar um SUV médio inédito em 2025 para disputar vendas com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Este modelo vai estrear a tecnologia híbrida flex da Renault.
Mas e depois? Bem, no cronograma está o lançamento da picape derivada do conceito Niagara, que será feita na Argentina. O modelo, segundo a Renault, será maior que a atual Oroch, bem como terá visual próprio, conforme mostrou o protótipo.
Pois, conforme o JC antecipou há um ano, o novo Duster deverá surgir junto com a picape. E vai herdar o seu visual dianteiro, encerrando de vez a ligação com o SUV da Dacia. Até mesmo o nome Duster pode mudar. É o que deixou no ar o vice-presidente de marca e produtos Renault, Bruno Vanel, em entrevista ao Jornal do Carro no Salão de Paris.
“Duster tem futuro aberto, não está confirmada a nova geração no Brasil. O conceito Niagara deve apontar um novo caminho para o SUV”, resumiu Vanel. Segundo o executivo, “as expectativas dos consumidores sobre os produtos mudaram” e, por isso, a Renault está avaliando “as melhores opções para um sucessor do SUV”.
Futuro SUV da picape Niagara será híbrido
Assim como o futuro C-SUV, o novo Duster terá tecnologia híbrida flex desenvolvida no Brasil. O sistema híbrido leve de 48 volts deverá usar como base o atual conjunto mecânico do Kardian. Ou seja, motor 1.0 turboflex de 125 cv e 22,4 mkgf de torque (com etanol), câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo e tração dianteira.
Curtiu o Novo Duster? A Renault deveria lançar o modelo da Dacia no Brasil?
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