O Chevrolet Equinox chegou recentemente para ingressar no mercado disputado dos SUVs médios, e o Jornal do Carro esteve em seu lançamento. Contudo, custando R$ 267 mil (tanto na versão Active quanto RS), o modelo terá de encarar concorrentes como Ford Territory e Jeep Compass, com preços e desempenho similares. Mas qual dos concorrentes vale ser seu novo SUV?
Desempenho: em matéria de SUV, qual deles anda mais?

Comparando as capacidades de cada um, leva o ponto o mais potente, que no caso é o Jeep Compass, cuja versão considerada é a Overland 2.0. Equipado com motor Hurricane 4 usado em outros modelos da Stellantis, tem 272 cv e 40,8 mkgf de torque, contra 177 cv e 28 mkgf do Equinox 1.5 Turbo, e dos 169 cv e 25,5 mkgf de torque do Territory, também 1.5 turbo. Todos os SUV são movidos a gasolina e com injeção direta, equipados com transmissões automáticas de 9, 8 e 7 marchas, respectivamente.
Dimensões, espaço interno e para a bagagem

Contudo, quanto a dimensões, o maior deles é o Equinox, com 4,65 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,71 metro de altura, além do entre-eixos de 2,73 metros. Seu porta-malas também é o maior dos três, com 468 metros. Em segundo vem o Ford Territory, com 4,63 metros de comprimento, 1,93 metro de largura e 1,70 metro de altura, além do entre-eixos de 2,72 metros. Em último na disputa está o Compass, com 4,40 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,64 metro de altura e entre-eixos de 2,63 m. Os demais porta-malas tem 448 e 476 litros, respectivamente.
Tecnologia embarcada e itens de série: modelos tem muito a oferecer

Comecemos pelo Equinox. Em comum, tanto a Activ quanto a RS oferecem o mesmo pacote de segurança. Ou seja, ambas vêm com seis airbags e um pacote recheado de assistentes de condução. Há alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, monitoramento de ponto cego, sistema de permanência em faixa com correção no volante e controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo. Mas itens como alerta traseiro de detecção de pedestres, faróis de neblina, retrovisor interno com projeção de vídeo e câmera 360º são exclusividades da versão Activ do SUV.

No Territory, o destaque a bordo é o painel com o quadro de instrumentos e o multimídia em duas telas combinadas de 12,3 polegadas. A central tem espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, há comandos sensíveis ao toque para o ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução e seletor de câmbio giratório. Há também câmeras 360°, controle de cruzeiro adaptativo com Stop e Go, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência e troca de faixa, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, e frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal estão no pacote. Ao todo, são 6 airbags, sendo duplos frontais, laterais e de cortina.

No Compass, considerando a versão avaliada (Overland), há central multimídia de 10,1 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas. Além disso, há também bancos em couro e ar-condicionado automático dual zone, carregador de celular por indução, sistema de navegação GPS, sistema de som Premium Beats, assistente ativo de direção e reconhecimento de placas de trânsito. Na segurança, o Compass é equipado com freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, airbags frontais e laterais, além de sensores de estacionamento.
Valores: qual entre os 3 SUV vale o seu dinheiro?

Por fim, os preços. Para começo, o Chevrolet Equinox, independente da versão escolhida (RS ou Activ), custa R$ 267 mil. Já o Jeep Compass Overland custa R$ 266.990, exatos R$ 10 reais a menos. No caso do Territory, a diferença é maior ainda, custando R$ 212 mil, em sua versão única, Titanium 1.5 Turbo. Com certeza, um páreo duro entre os SUVs médios está formado nesse comparativo técnico.
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