O Range Rover Evoque de segunda geração chegará ao Brasil no início do terceiro trimestre deste ano. O SUV da divisão de luxo da Land Rover cresceu por dentro, pegou emprestado elementos visuais do Velar e ganhou mais recursos eletrônicos. Serão oferecidas duas opções do motor 2.0, com 250 e 300 cv. Os preços ficarão entre R$ 270 mil e R$ 320 mil.
Diferentemente da primeira geração, que era produzida no Rio de Janeiro, o novo Evoque virá importado da Inglaterra. Outra particularidade do SUV destinado aos País é que o motor 2.0 de 250 cv será flexível e o de 300 cv, a gasolina. O câmbio automático de nove velocidades (fornecido pela ZF) foi mantido.
Também não haverá opção MHEV. O sistema híbrido leve de 48 volts permite reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de poluentes.
A Land Rover não confirma, mas trata-se de uma questão de custos. Padronizar a gama de motores dos vários produtos disponíveis no Brasil se traduz em menores investimentos no pós-venda. Isso inclui estoque de peças, logística de distribuição, treinamento de funcionários, etc. Aliás, por ora a versão a diesel não irá ao País devido à baixa procura (cerca de 10% das vendas).
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Evoque cresce por dentro
O novo SUV da Range Rover manteve os 4,37 metros de comprimento. Mesmo assim, o SUV ficou maior por dentro. A distância entre os eixos foi ampliada em 2 centímetros, para 2,68 metros, o porta-malas cresceu 10%, para 591 litros.
Isso é resultado da nova suspensão traseira, mais compacta que a do modelo anterior. As portas de trás também cresceram, o que melhorou o acesso à cabine.
A evolução foi possível graças à plataforma PTA (Premium Traverse Architecture). Embora seja totalmente nova, segundo informações da Land Rover, essa base é quase toda feita de aço – há poucas peças de alumínio. Ainda assim, ficou 13% mais rígida.
Mini-Velar
No visual, o novo Evoque não é tão revolucionário quanto o da primeira geração, lançada em 2011. O SUV traz vários elementos do Velar.
É o caso dos faróis, que ficaram mais finos e da grade frontal, mais estreita. As extremidades da parte inferior do para-choque dianteiro ganhou entradas de ar muito parecidas com as do “irmão” maior.
A inspiração se repete na traseira. As lanternas, que já haviam sido redesenhadas no fim de 2015, ficaram ainda mais finas. Na prática, as mudanças podem dificultar a diferenciação entre os dois SUVs em uma primeira olhada.
Cabine evoluiu bastante
Por dentro, o Evoque traz várias novidades. No lugar do botão giratório no console central presente no SUV de primeira geração, o acionamento do câmbio agora é feito por meio de alavanca. Curtinha, a haste lembra um joystick.
Embora essa solução seja mais “careta” do ponto de vista estético, deixou a área mais “limpa” e permitiu a introdução de novos nichos, com dois porta-copos. As teclas e botões de ajuste do ar-condicionado e acionamento dos modos de condução também foram substituídas por elementos digitais. Esses recursos estão concentrados na segunda tela, que é nova.
O volante também é novo, assim como o quadro de instrumentos – o da versão de topo que irá ao Brasil será virtual e configurável – e a tela sensível ao toque localizada acima do console central. O dispositivo lembra um telefone celular e “levanta” do painel quando é ligada.
Por meio dela é possível acionar e ajustar várias funções do carro. como navegador GPS, modos de condução, sistema de som, etc. De maneira geral, o Evoque ficou mais funcional e a escolha e ajuste das funções está muito mais intuitiva.
Evoque no Brasil
O Range Rover Evoque chegou ao Brasil em outubro de 2011 com versões de duas e quatro portas. Havia opções de motores 2.2 turbodiesel de 150 cv ou 190 cv e 2.0 turbo a gasolina de 240 cv. O câmbio era sempre automático de seis velocidades e o preço sugerido partia de R$ 164.900.
Desde então vieram atualizações em versões, motores e câmbio. O sucesso do SUV no mercado brasileiro foi tão grande que a Land Rover resolveu produzi-lo localmente. Em dezembro de 2013, a companhia assinou um memorando de intenções com o governo do Rio de Janeiro.
A previsão é que fábrica, que serie erguida em Itatiaia, cidade na região da Serra da Mantiqueira, teria capacidade para produzir até 24 mil veículos por ano. O investimento total seria de R$ 750 milhões até 2020.
Os modelos escolhidos para serem feitos no Brasil foram o Land Rover Discovery Sport e o Range Rover Evoque. As primeiras unidades começaram a ser produzidas em 2016.
A mais recente novidade surgiu em outubro de 2018 – a Land Rover passou a oferecer o motor 2.0 Ingenium flexível para os dois SUVs nacionais. Em dezembro, contudo, a produção do modelo da Range Rover em Itatiaia foi encerrada.
Evoque 2018 tem desconto de R$ 37.600
De acordo com o gerente de Marketing e Produto da empresa no País, Paulo Manzano, ainda há cerca de 150 unidades do Evoque atual nos estoques das concessionárias. Com isso, o SUV pode ser uma boa opção para quem não se importa em comprar um carro cuja nova geração está para chegar,
No site da marca, o desconto para a linha 2018 é de R$ 37.600. Esse abatimento é para a versão SE Flex, cujo preço sugerido baixou de R$ 234.500 para R$ 196.900.Outra facilidade são os planos de financiamento sem entrada ou com parcelas mensais de R$ 1.999.
O jornalista viajou a convite da Land Rover
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