
Fotos: José Patrício/AE
Quando a Fiat começa a fazer testes de rodagem com seus veículos, eles surgem com muita camuflagem. O modelo desta reportagem, que só deve chegar ao mercado no fim do ano que vem, segue essa regra. Trata-se da próxima geração do Palio, embora o protótipo flagrado utilize alguns disfarces que remetem a detalhes do recém-lançado Uno.
Tudo maquiagem, já que o renovado modelo deverá ter linhas mais arredondadas que às do Uno. O protótipo do novo Palio foi flagrado pelo fotógrafo José Patrício na cidade de Esmeralda, a alguns quilômetros de Belo Horizonte. A fábrica da Fiat fica em Betim, na região metropolitana da capital mineira.
O novo Palio vai dividir a plataforma com o Uno renovado, que começou a ser vendido em maio. Essa arquitetura tem semelhanças com a da atual geração do Palio, mas traz diversos aspectos diferentes. Uma das principais melhorias foi na dirigibilidade.
Assim como ocorreu com o Uno, o Palio renovado trará a maior mudança da história do modelo. Desde que foi lançado, nos anos 90, o hatch só passou por reestilizações. No próximo, o estilo deverá ficar mais próximo ao do Punto e outras características serão alteradas.
O Palio deverá trazer o novo motor 1.6 E-Torq em uma de suas versões. O propulsor flexível acaba de estrear no Punto e é feito pela Fiat Powertrain Technologies em Campo Largo, no Paraná. Com a renovação, deverá também haver um reposicionamento na linha Palio. Atualmente, o Uno parte de R$ 27.350 e o Palio, de R$ 28.050 na versão Fire. Assim, o hatch está perdendo vendas para o modelo mais novo.