
As boas vendas do Ka e o péssimo desempenho do Fiesta Sedan fizeram a Ford desistir de lançar no mercado brasileiro a nova geração do Fiesta, mostrada na Europa. Por ora, a montadora irá concentrar suas atenções no novo Focus, que chega às lojas do País no fim do ano.
Para o Fiesta, haverá apenas uma reestilização, que tem o objetivo de dar aspecto renovado ao carro até que ele passe por outra mudança de geração.
Além disso, os clientes do Fiesta passarão, em algumas faixas de preço, a serem atendidos por versões do Ka. Isso ocorrerá após a chegada do novo Focus, que será maior e mais caro que o atual.
A vida do Fiesta, cujo versão hatch é feita em São Bernardo do Campo (SP) e a sedã, no México, já não anda boa no Brasil. O modelo de dois volumes, que já chegou a figurar entre os dez mais vendidos do País, vem perdendo espaço desde a chegada da nova geração do Ka.
No ano passado, ele foi o modelo que mais perdeu posições no ranking de vendas de zero-km (confira galeria abaixo). Além do hatch menor, o Fiesta também enfrenta problemas de má reputação por causa de problemas com o câmbio automatizado Powershift.
A ausência da nova geração do Fiesta em nosso mercado reforça as má notícias para o País. Ao menos no segmento de entrada, modelos em dia com os vendidos em países da América do Norte, EUA e Japão não deverão ser oferecidos aqui.
Além do Fiesta, também não há planos de trazer os novos Citroën C3 e Nissan March. Assim como o Ford, todos deverão receber soluções à brasileira (leia mais aqui).
EcoSport. A Ford estuda uma versão sem estepe do Eco para o Brasil no futuro. Ela teria pneus do tipo “runflat”, que podem continuar rodando por algum tempo mesmo se estiverem furado.
Colaborou Rafaela Borges
GALERIA: OS CARROS QUE DESPENCARAM NO RANKING DE VENDAS
Ford Fiesta
Foi da 19ª posição em 2015 para a 35ª em 2016
Chevrolet Classic
Foi da 28ª posição em 2015 para a 43ª em 2016. Nesse caso, a queda foi porque o modelo saiu de linha
Fiat Uno
Foi da 8ª posição em 2015 para a 17ª em 2016
Fiat Siena
Foi da 12ª posição em 2015 para a 20ª em 2016. O modelo perdeu sua versão de entrada, EL.
Volkswagen Voyage
Foi da 18ª posição em 2015 para a 26ª em 2016
Volkswagen Fox
Foi da 7ª posição em 2015 para a 13ª em 2016
Honda Fit
Foi da 17ª posição em 2015 para a 23ª em 2016
Honda Civic
Foi da 27ª posição em 2015 para a 33ª em 2016
Fiat Palio
Foi da 2ª posição em 2015 para a 6ª em 2016. Perdeu sua versão de entrada, Fire
Volkswagen Gol
Foi da 6ª posição em 2015 para a 9ª em 2016