
Depois de apresentar a nova geração do Fiesta, a Ford apimentou a gama do modelo com a nova versão ST, esportiva. O novo carro trocou o antigo 1.6 turbo por um 1.5 de três cilindros, também turbinado, capaz de entregar 200 cv. Até então, o ST comum tinha 182 cv.
Na geração anterior, apenas a versão especial ST200 chegava nos 200 cv, marca que deve ser superada pelas futuras séries especiais do modelo. Com o novo 1.5 (que estará no novo Ford Ecosport brasileiro, mas sem turbo), o ST acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, 0,2s mais rápido que o modelo anterior.
Para entregar todo o desempenho possível, o Ford tem três modos de condução, que configuram as respostas do motor, direção e controle de estabilidade de acordo com as condições de rodagem.
A novidade é que o 1.5, mesmo com apenas três cilindros, tem sistema de desativação, que apaga um deles para máxima economia de combustível.
Na Europa, o ST vai concorrer diretamente com Renault Clio RS, Volkswagen Polo GTI e Opel Corsa OPC e aposta num visual bem mais esportivo que as variantes comuns. O Fiesta ganhou belas rodas de 18 polegadas, grade dianteira exclusiva e um perfil mais agressivo.
Por dentro, bancos de couro com costuras aparentes, volante com base achatada e logotipos ST espalhados pela cabine fazem a diferença. Há itens como controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado automático e sistema multimídia. Como opcional, o Fiesta pode receber até alto falantes da badalada Bang & Olufsen.