DIEGO ORTIZ
O Volkswagen Gol vai mudar de geração, em 2015, pela quarta vez. O carro mais vendido do Brasil há 26 anos seguidos passará a usar a plataforma do novato Up, subcompacto que a montadora começa a produzir em Taubaté (SP) em outubro.
Fabricar o Gol sobre a nova base ajudou a Volkswagen a “fechar a conta” para a produção do Up no País. O novato será o carro de entrada, com preço em torno dos R$ 26 mil. Seu custo de fabricação, no entanto, é alto para o segmento.
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O Up será o primeiro produto da marca alemã feito no Brasil com o novo motor 1.0 de três cilindros e o primeiro a ter interior colorido, nas cores azul, vermelha, branca, cinza e bege. Com sua chegada, o Gol G4 deixará de ser produzido – isso ocorrerá em dezembro.
Além de perder o apelo comercial, já que seus preços ficariam parecidos com os do Up, o Gol “antigo” teria de ser adaptado para receber air bags, que passarão a ser obrigatórios a partir de 2014. Isso o deixaria ainda mais caro.
A plataforma NSF, do Up, será usada também no Taigun, outro produto de grande volume da marca. O carro-conceito foi mostrado no Salão de São Paulo, em outubro, e começa a ser feito em 2015.
No fim deste ano, a Volks inicia a produção, em São Bernardo do Campo (SP), da nova geração do Santana, sedã que já é montado na China. Quanto ao Golf, ainda falta definir se o médio será importado do México ou produzido em sistema de CKD na fábrica de São José dos Pinhais (PR).