Você está lendo...
Novo Honda CR-V aparece na China com visual de Volvo XC60
Mercado

Novo Honda CR-V aparece na China com visual de Volvo XC60

Patentes mostram SUV da Honda por completo e revelam medidas, opções de tração e variantes com 5 ou 7 assentos; semelhança com Volvo XC60 impressiona

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

16 de mai, 2022 · 4 minutos de leitura.

Honda CR-V 2023
CR-V é mais um modelo híbrido que a Honda lançará no Brasil após a chegada do HR-V
Crédito:Reprodução/Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês

A Honda revelou nos últimos dias alguns dos seus próximos lançamentos confirmados para o Brasil em 2023. Dentre eles, a nova geração do SUV médio CR-V, que, enfim, surge eletrificado. Mas, antes de falar sobre motores, cabe ressaltar o detalhe que mais chamou a atenção: o visual da traseira. As imagens que vazaram revelam o novo CR-V por completo. Culpa é da homologação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação na China, que exige fotos.

Honda
Reprodução/Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês

O estilo guarda semelhanças com modelos da Volvo, mas a Honda foi além. Mais que trazer lanternas em formato "L", como no Volvo XC60 (abaixo), por exemplo, a marca japonesa fez, praticamente, uma cópia do conjunto da concorrente sueca. Basicamente, o que muda é a disposição das luzes nas peças.


Já a frente desta 6ª geração segue os passos do Civic, com formato reto para os faróis. Ao contrário do sedã, contudo, o SUV tem a grade em peça única (e sem ser bipartida), com formato tipo colmeia e um friso cromado no topo. Vale lembrar que este é o modelo chinês. Todavia, a configuração é global e deve ser a mesma por aqui.



Volvo XC60 T8 Recharge
Volvo/Divulgação

Maior para deixar espaço ao ZR-V

As medidas do CR-V, entretanto, mudam consideravelmente. De acordo com o documento de homologação, o SUV pula dos atuais 4,63 metros para 4,70 m. Largura e altura ficam em, respectivamente, 1,87 m e 1,69 m. Afinal, os novos números são necessários para abrir espaço ao ZR-V - novo SUV acima do HR-V.


Com entre-eixos de 2,70 metros, o Honda CR-V terá opções de 5 ou 7 assentos. Assim, vai concorrer com Caoa Chery Tiggo 8, Jeep Commander e Volkswagen Tiguan Allspace. Já os dados mecânicos revelam que o SUV chinês terá opções de tração integral ou dianteira - as rodas mudam em design e tamanho, a depender da versão. O peso é de 1.685 kg.

Reprodução/Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês

No mais, a variante chinesa usará o 1.5 turbo a gasolina de 190 cv e câmbio automático CVT. A velocidade máxima declarada será de 188 km/h. No Brasil, assim como já revelado pelo Jornal do Carro, o CR-V terá motor híbrido. O conjunto e:HEV deverá ser o mesmo do Civic (motor elétrico combinado ao 2.0 a gasolina de 145 cv). O sedã, por sinal, chega no fim deste ano para tentar fazer frente ao Toyota Corolla Hybrid. Tal como no Accord, o conjunto, que tem o câmbio e-CVT, terá modos de condução elétrico, híbrido e com o motor a gasolina.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se