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Novo Hyundai Ioniq já tem preço no Brasil e vem desafiar Corolla híbrido
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Novo Hyundai Ioniq já tem preço no Brasil e vem desafiar Corolla híbrido

Posicionado acima do Tucson, híbrido Hyundai Ioniq tem medidas próximas às do Toyota Corolla, mas é mais potente, com 141 cv, e mais caro

Tião Oliveira

04 de out, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Hyundai Ioniq híbrido
Hyundai Ioniq híbrido chega às lojas brasileiras da Hyundai já nas próximas semanas com importação via Caoa
Crédito:Hyundai/Divulgação

O novo Hyundai Ioniq já tem cerca de 240 unidades licenciadas no Brasil, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Embora o Grupo Caoa, responsável pela importação do modelo da Coreia do Sul, não confirme oficialmente, o preço sugerido parte de R$ 229.900.

A vinda do Ioniq foi antecipada pelo Jornal do Carro há mais de um ano. O Grupo Caoa também produz veículos da Chery em Anápolis (GO) e é o importador oficial da Subaru. Seja como for, o Ioniq foi apresentado no Brasil pela Hyundai Motor Brasil (HMB). O carro foi um dos destaques da marca no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.

Ionic está acima do Tucson

Na época, a empresa não confirmou se traria ou não o híbrido. Informou apenas que pretendia saber a opinião do consumidor brasileiro para, então, poder avaliar a viabilidade da importação. Na faixa de preço em que foi posicionado, o Ioniq fica acima do SUV Tucson, cuja tabela parte de R$ 201.990.

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Hyundai Ioniq híbrido
Hyundai/Divulgação

A novidade é o primeiro modelo híbrido da marca sul-coreana à venda no mercado brasileiro. Por ora, o Ioniq não aparece no configurador do site da Caoa. Conforme dados da Hyundai na Coreia do Sul, o Ioniq tem 4,47 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,45 m de altura. Ou seja, suas dimensões são próximas às do sedã Corolla.



Potência combinada de 141 cv

De acordo com a Toyota, o tres-volumes fabricado em São Paulo tem, respectivamente, 4,57 m, 1,76 m e 1,49 m. Entretanto, o carro da marca japonesa tem como vantagem o motor 1.8 a combustão com tecnologia flexível. Ou seja, pode usar etanol e/ou gasolina em qualquer proporção.


Além disso, o Corolla é mais barato. De acordo com a fabricante, na versão Hybrid a tabela do sedã parte de R$ 182.090. Com o pacote Premium e pintura metálica, o preço sugerido sobe para R$ 193.810.
Por sua vez, o 1.6 do Ioniq é só a gasolina.

Para comparação, esse motor gera 105 cv de potência e 15 mkgf de torque. Já o elétrico produz o equivalente a 60 cv. Porém, a potência total combinada é de 141 cv e o torque máximo chega aos 27 mkgf. O câmbio é automatizado de duas embreagens e a tração, nas quatro rodas.

Hyundai Ioniq híbrido
Hyundai/Divulgação

Caoa em nova fase

Já o sedã Corolla híbrido tem 122 cv de potência combinada. O motor 1.8 flexível gera até 101 cv e 14,5 mkgf, enquanto o conjunto elétrico, que tem dois motores, produz 72 cv e 16,6 mgkf. O câmbio é automático do tipo CVT.

O Ioniq é o primeiro modelo da nova fase de parceria entre a Caoa e a Hyundai. Em 2021, o grupo brasileiro obteve parecer favorável à manutenção do contrato que garante o direito de importar com exclusividade e produzir veículos da sul-coreana – a Hyundai queria romper o acordo. Segundo um alto executivo do Grupo Caoa, o resultado é muito positivo para as duas empresas.


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