O Hyundai Kona elétrico ganhou uma nova geração na Europa, com preço de 41.990 euros, o equivalente a R$ 225.000. Com base no anúncio feito pela montadora, isso significa um aumento de 5.500 euros no preço do SUV elétrico, em relação ao modelo antigo. Contudo, lançado recentemente pela Caoa Hyundai no Brasil, o modelo custa R$ 219.990.
De acordo com a Hyundai, o modelo utiliza “uma plataforma totalmente nova”, provavelmente derivada do Kia Niro EV, que também cresceu, por exemplo. Seja como for, o modelo atual mede 4,36 metros de comprimento, contra 4,21 m da antiga, ou seja, o novo está 15 cm maior. A largura aumentou em 25 mm, e a altura, em 60 mm. Além disso, o modelo tem um visual mais futurista, ajudado pela faixa de luz na dianteira.
Hyundai Kona elétrico ganhou mais potência e alcance das baterias
Assim como no último modelo, as duas versões, todas com tração dianteira, oferecem diferentes números de potência. Agora, no entanto, ficaram mais fortes: a primeira com 115 kW (156 cv), e a segunda com 160 kW (218 cv), em vez de 100 kW (136 cv) e 150 kW (204 cv). Assim, desta forma, a arrancada e a velocidade máxima também melhoraram.
Além disso, as baterias também tiveram sua capacidade aumentada, agora com 48 kWh e 65 kWh, respectivamente. A versão topo de linha, com mais potência e maior bateria, oferece autonomia de 514 km, no ciclo WLTP, enquanto que apenas 377 km, no mesmo padrão, mas com a bateria de 48,4 kWh. Antes, o alcance era de 484 e 305 km, respectivamente.
Mesmo carregando baterias maiores, o tempo de recarga delas diminuiu. No modo DC, o tempo de espera saiu de 47 para 41 minutos, por exemplo. No Kona elétrico, a marca específica agora também as capacidades máximas de carregamento com corrente contínua: são 73 ou 102 kW. Na maior bateria, é possível recuperar até 162 km em 15 minutos.
Baterias tem garantia de oito anos ou 160.000 km
Na interna, o visual do SUV compacto é semelhante ao modelo Ioniq 5, e oferece duas telas de 12,3 polegadas, lado a lado. Além disso, um head-up display também está disponível, bem como uma “chave digital 2.0”, onde é possível abrir o carro via celular. Também pode-se atualizar o modelo via “over-the-air”, e contar com um sistema de navegação específico para elétricos.
Assim como o Ioniq 5, existe agora também uma função vehicle-to-load (V2L) para o Kona elétrico: por exemplo, dá para carregar dispositivos externos via tomada no interior, e uma e-bike pode ser conectada por meio de um adaptador para compartilhar o carregamento. De série, o modelo oferece sistema de navegação, rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado digital, duas portas USB-C (frente e traseira) e rodas de 17 polegadas.
Itens de assistência de condução também estão presentes, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros. Por fim, há também um pacote de eficiência, um pacote Trend (de série na versão mais potente), e um pacote prime. O novo Kona elétrico tem garantia de cinco anos para o carro, oito anos (ou 160.000 km) para a bateria, e garantia de mobilidade também de oito anos. Seu lançamento no mercado será em outubro de 2023.
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