Mais um modelo de alto desempenho da Hyundai está prestes a chegar ao mercado. Além do novo i30, previsto para o segundo semestre de 2017 no mercado internacional, o novo Tucson pode ter uma versão assinada pela divisão N, liderada pelo alemão Albert Biermann. A informação foi divulgada na última semana pelo site australiano Drive. Nenhuma das versões “nervosas” está prevista para o mercado brasileiro. De acordo com a publicação, Biermann afirmou que a versão “N” do i30 vai ser apenas o início da intervenção da divisão nos modelos coreanos.
“Começamos com o i30 e podemos ir para um SUV. Até agora, não tivemos limitações”, disse o alemão, para depois citar o Tucson como o provável próximo veículo a receber a assinatura. “Nós temos uma boa plataforma para fazer do Tucson um SUV de alto desempenho”, afirmou Biermann. Ainda segundo o site australiano, a montadora não planeja criar versões esportivas para modelos de luxo, como o sedã Genesis, que não é vendido no Brasil.
Biermann comanda o setor esportivo da Hyundai desde 2014, quando deixou a famosa divisão M da BMW, onde já atuava por mais de 30 anos e era, nos últimos meses, vice-presidente de engenharia.
i30. Já rodando disfarçado em testes pela Europa, a versão esportiva do hatchback deve ter um motor 2.0 com potência entre 250 e 275 cv. Ele não deve ser o mais rápido da categoria, com chegada do novo Honda Civic Type R e de versões mais bravas do Ford Focus, mas deve ser divertido de dirigir. A nova versão deve ser mostrada sem camuflagem no próximo final de semana, durante a realização das 24h de Nurburgring, na Alemanha.