Você está lendo...
Novo Ka aciona Samu em caso de acidente
Tecnologia

Novo Ka aciona Samu em caso de acidente

Sistema Sync envia localização do veículo à central de atendimento médico de urgência

25 de jul, 2014 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Novo Ka aciona Samu em caso de acidente
Chamado à central Samu pode ser cancelado pelo condutor

A Ford apresentou hoje (25), na capital paulista, um sistema de assistência a emergências que estreará no Brasil no novo Ka. Em caso de acidente, o dispositivo faz contato com a central telefônica do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e informa a localização do veículo.

O recurso, desdobramento do sistema Sync de conectividade, entra em ação automaticamente após um acidente em que haja o deflagramento dos air bags ou o corte da bomba de combustível – situação que ocorre principalmente em casos de capotamento ou colisão traseira.

Publicidade


++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Segredo: veja imagens do interior do novo Ka
++ Saiba o preço do novo Ka
++ Leia mais notícias sobre a Ford

A chamada à central 192 é feita por meio de um celular conectado ao sistema Sync do carro por conexão Bluetooth. No contato, uma mensagem de voz informa a ocorrência do acidente. Ao mesmo tempo, uma antena de GPS envia as coordenadas de latitude e longitude ao Samu, e o viva-voz se abre para que os ocupantes do veículo possam falar com o operador, caso estejam conscientes.

Caso entenda que não há gravidade, o condutor pode cancelar a chamada ao Samu por meio de um botão. Mas não pode acionar o sistema voluntariamente – o que impede a realização de alertas falsos.


O dispositivo é item de série da versão de topo do compacto, a SEL, tabelada a R$ 39.990. Na opção SE, ele faz parte do primeiro pacote de opcionais, SE Plus. Nessa configuração o carro custa R$ 37.390.

O serviço não tem taxas para o usuário e permanece disponível durante toda a vida útil do veículo.


Deixe sua opinião