A Kia segue firme na expansão de sua linha de veículos elétricos, e o novo EV4, disponível nas versões sedã e hatchback, quer atingir um equilíbrio ideal entre preço, autonomia e tamanho. Recentemente, o site americano Jalopnik revelou imagens e alguns detalhes sobre o modelo, destacando a estratégia da montadora de introduzir elétricos mais compactos e acessíveis. Apesar do foco na eficiência e no custo reduzido, o EV4 mantém um design arrojado e tecnologia avançada, por exemplo.

Embora compartilhe alguns traços visuais com o sedã K4 a combustão, o EV4 nasceu como um veículo completamente distinto desde o início. A Kia tem se esforçado para que seus elétricos transmitam uma sensação mais premium em comparação com os modelos movidos a gasolina, ficando evidente nos detalhes do design do EV4. Com uma estética moderna, o novo modelo combina linhas angulares e um capô inclinado, conferindo-lhe um visual sofisticado e futurista.
Em termos de porte, o EV4 se aproxima do Hyundai Ioniq 6, já que ambos provavelmente compartilham a plataforma E-GMP, adaptada a partir dos modelos EV6 e EV9. Em relação ao conceito EV4 apresentado em 2023, a versão de produção preserva grande parte do design original, incluindo os faróis verticais de LED, os para-lamas esculpidos e a carroceria de linhas dinâmicas. No entanto, as rodas triangulares do conceito acabaram descartadas na versão final.
Kia EV4 tem visual radical mas bem resolvido

As diferenças entre as versões sedã e hatchback ficam mais evidentes na parte traseira. O hatchback recebe um spoiler de teto, enquanto o sedã adota um elegante detalhe em preto e um discreto aerofólio integrado à tampa do porta-malas. Além disso, o acabamento das janelas laterais varia entre as duas carrocerias, reforçando suas personalidades distintas.
Quanto ao desempenho, é esperado que o EV4 herde grande parte do trem de força elétrico do Hyundai Ioniq 6. Isso pode significar configurações com um motor de 53 kWh ou uma opção mais potente com dois motores e bateria de 77,4 kWh, oferecendo uma autonomia estimada entre 386 e 550 km. Também se especula sobre uma versão esportiva GT-Line e uma possível versão GT de alto desempenho, similar ao EV6 GT de 576 cv. O carregamento rápido em corrente contínua deve permitir recargas de 10% a 80% em aproximadamente 20 minutos.

O interior do EV4 ainda não foi revelado, mas é provável que siga a identidade visual dos demais elétricos da Kia. Espera-se que o modelo apresente um painel digital amplo, sistema de entretenimento moderno, console central suspenso e um ambiente espaçoso e tecnológico. Com essa combinação, o Kia EV4 chega para reforçar a posição da marca no competitivo mercado de elétricos.
O Jornal do Carro também está no Instagram!