A nova aposta da Lamborghini tem nome: Temerario. O novo esportivo da marca italiana substitui o Huracán na base da linha, e aposenta o famoso V10 aspirado, em favor de um V8 com mais três motores elétricos. Isso faz dele um híbrido plug-in, com ‘modestos’ 920 cv de potência e 0 a 100 km/h em 2,7 segundos.
Apresentado durante o Festival de Pebble Beach, nos Estados Unidos, o esportivo, que tem 343 km/h de velocidade máxima, usa um V8 4.0 biturbo de 800 cv de força, e 74,4 mkgf de torque. Instalado na transversão, o motor tem virabrequim plano, possibilitando um ronco ainda mais forte que o esperado. Além disso, outro fator importante é o peso: 1.690 kg.
Lamborghini Temerario tem conjunto biturbo
A tecnologia aplicada ao motor a combustão privilegia o desempenho. Chamado “Hot V”, o V8 tem saídas de escapamento que apontam para o interior do “V”, e não para fora, como em motores comuns. Desta forma, os dois turbocompressores, com pressão de 2,5 bar, ficam posicionados entre as bancadas de cilindros, e não fora. Assim, o ar leva menos tempo para chegar ao motor, diminuindo assim o famigerado “turbolag”.
Já na parte híbrida do conjunto, um dos motores elétricos está entre o poderoso V8 e a transmissão de dupla embreagem e oito velocidades. Outros dois motores estão na dianteira, com 150 cv cada, entregando tração integral ao esportivo. Em um de seus modos de condução, o “Citta”, o modelo pode rodar em modo elétrico, apenas usando a tração dianteira. Entretanto, seu alcance não foi divulgado. Sua bateria tem apenas 3,8 kWh, por exemplo.
O visual apenas remete ao Huracán, cuja silhueta remete ao antecessor Gallardo. Medindo 4,70 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, o modelo tem traços emprestados do Revuelto, junto de uma nova assinatura de LED, hexagonal, em seus DRLs. O formato reaparece em algumas partes do modelo, como lanternas e no escapamento.
Modelo virá ao Brasil em 2025
Por dentro, destacam-se três telas: a do painel de instrumentos digital, com tela de 12,3 polegadas; a central multimídia, com visor vertical de 8,4″ e Android Auto/Apple Carplay sem fio; e uma no passageiro com 9,1″. Futuramente o modelo estará disponível no Brasil, com unidades chegando em 2025. Na Europa, seu preço não foi divulgado, mas espera-se um preço próximo dos US$ 342 mil, valor pedido pelo rival Ferrari 296 GTB, por exemplo.
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