A Lexus mostrará no Salão de Paris, a partir do dia 30, o seu primeiro hatch, o CT 200h. O modelo estará à venda na Europa já em outubro e já nasceu híbrido: é equipado com motores a combustão (um quatro-cilindros de 1,8 litro) e elétrico. Ele concorrerá com hatches como o BMW Série 1 e o recém-lançado Audi A1. O CT 200h mede 4,32 metros de comprimento.
Um de seus destaques é a aerodinâmica. Seu coeficiente de arrasto é de 0,28. Segundo a Lexus, toda a carroceria foi desenvolvida com o propósito de minimizar a resistência do ar – e, assim, poupar combustível, emitindo menos poluentes. Até no assoalho do hatch há defletores específicos para direcionar o fluxo de ar.
Interessante é o sistema de informação no painel digital (apesar de os mostradores terem grafismo convencional). Há dois modos de operação, que podem ser alterados por um seletor giratório no console central. No modo “relax”, o painel tem iluminação azul e mostra os dados relativos ao motor elétrico (carga/recarga das baterias, consumo de energia).
Quando selecionado o perfil esportivo, o painel muda a iluminação para vermelho e no lugar do mostrador da bateria surge no painel o conta-giros. O velocímetro também fica mais evidente.
Além das mudanças visuais, o CT 200h altera também parâmetros de suspensão, direção e resposta dos motores (o elétrico passa a despejar mais energia para ajudar o a combustão a empurrar o hatch) e câmbio, que é automático.
Quando selecionado o modo elétrico, o CT 200h pode rodar apenas com esse motor a velocidades de até 50 km/h – regime adequado ao uso urbano, por exemplo. Nesse caso o motor a combustão é desligado.