A terceira geração do Mercedes-Benz Classe A, modelo de entrada da marca alemã, será mesmo um hatch, como havia apontado o protótipo Vision A, mostrado durante o Salão de Xangai (China), em abril. É o que mostram as primeiras fotos do novo carro, que ilustram esta reportagem.
Trata-se de uma mudança importante, pois desde que foi lançado, em 1997, o Classe A tinha carroceria de monovolume. Dessa forma, ele vai concorrer de modo ainda mais direto com o Audi A3 e o BMW Série 1, cuja principal configuração é hatch. Além de criar uma personalidade bem diferente da do Classe B, cuja nova geração estreou esta semana no Salão de Frankfurt (Alemanha), mantendo o estilo de minivan.
O lançamento do Classe A será em 2012. Para honrar essas linhas mais esportivas, o futuro dois-volumes da Mercedes vai ganhar uma versão com a assinatura da divisão esportiva AMG.
A novidade já foi confirmada pela própria montadora. Os detalhes da opção mais brava ainda não foram divulgados, mas rumores indicam que o motor será um quatro-cilindros de 2 litros com turbo. A potência deverá ser superior a 320 cv.
Espera-se também uma transmissão de duas embreagens e tração nas quatro rodas. No restante da linha, todos os propulsores serão equipados com turbo e sistema start/stop.