A mini aproveitou o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, para mostrar a terceira geração do Cooper, um dos compactos mais quentes do mercado atual. As proporções modernas e joviais foram mantidas, mas agora com uma grade redesenhada, faróis com LEDs e novas lanternas. As mudanças geraram algumas críticas durante a apresentação no evento.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre a Mini
Este novo modelo (que servirá de base para os outros segmentos da Mini em breve) começa a ser vendido fora do Brasil no início de 2014, segundo fontes ligadas à marca. A chegada ao País também deve seguir o mesmo ritmo – mas com alguns meses de atraso.
A nova plataforma modular, capaz de compor uma tração dianteira para novos modelos da BMW, deu 10 cm a mais de comprimento ao compacto, além de 3 cm de entre-eixos e 3 cm de largura. O motor também recebeu mudanças que aposentam o 1.6 turbo, chamado de Prince, compatilhado com BMW, Peugeot e Citroën. O novo Mini terá uma opção 1.5 de três cilindros e 136 cv e um 2.0 de quatro cilindros e 192 cv. Também existe uma versão diesel de 116 cv.