A nova geração do Countryman, que foi revelada em novembro do ano passado no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, começa a ser vendida no Brasil no dia 19 de abril. Por aqui, o crossover será oferecido nas versões Cooper (R$ 144.950), Cooper S (R$ 164.950) e Cooper S ALL4 (R$ 189.950). Ele não é mais feito no País e vem da Áustria mas, segundo a marca, a volta da produção nacional não foi descartada.
O modelo cresceu em tamanho – são 20 cm a mais de comprimento – e voltou a ser o maior Mini à venda, posto que havia perdido para a perua Clubman, lançada em 2015. Agora, ele tem porte semelhante ao de utilitários compactos como o Audi Q3. Há mais espaço para cabeça, pernas e ombros dos ocupantes da cabine e a capacidade para bagagens também foi ampliada, de 350 litros para 450 litros.
Os traços principais de design foram mantidos, mas o Countryman 2017 ganhou mais ângulos e um ar mais robusto que o da geração anterior. As diferenças podem ser notadas no formato dos faróis, da grade, para-choques e lanternas.
Baseada na plataforma UKL, a mesma do BMW X1 e do Mini hatch, a nova geração terá duas opções de motor, ambas a gasolina. A opção Cooper traz um 1.5 turbo de três cilindros, que rende 136 cv, associada a um câmbio automático de seis marchas. De acordo com a Mini, o conjunto leva o modelo o de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos â 1,6 segundo a menos que a geração anterior â e à velocidade máxima de 200 km/h.
Para as versões S e S ALL4, há um 2.0 turbo de quatro cilindros, que entrega 192 cv e atua com uma transmissão automática de oito marchas. As marcas de aceleração de 0 a 100 km/h das duas versões são 7,4 e 7,2 segundos, respectivamente, e as velocidades máximas, de 225 km/h e 222 km/h. Apenas a versão de topo traz tração integral.
Conteúdos. A versão de entrada Cooper traz faróis tipo full LED com luzes diurnas, bancos de couro sintético com ajuste elétrico e memória, ar-condicionado digital duas zonas, volante esportivo de couro com botões multifuncionais, sensor de obstáculos traseiro, rodas de 17 polegadas com pneus 225/55 R17 e sistema de som com tela de 6,5 polegadas.
A opção intermediária Cooper S acrescenta teto solar panorâmico e rodas de 18 polegadas com pneus 225/50 R18, além de bancos de couro com padronagem diversa.
Por fim, o catálogo de topo incorpora volante JCW com “paddle shifts” para trocas de marcha, central multimídia com tela sensível ao toque de 8,8 polegadas, disco rígido de 20GB e sistema de som Hi-Fi Harman/Kardon, rodas de 19 polegadas com pneus 225/45 R19, head-up display, câmera de ré e suspensão adaptativa.
Próximos passos. A versão híbrida do Countryman deve desembarcar no País entre o final deste ano e o início de 2018. Para o futuro, a marca estuda trazer também a versão mais potente, John Cooper Works, que traz um motor 2.0 turbo de 231 cv.
Atualizado às 15h28.