Se estivesse por aqui, Sir Alec Issigonis faria 107 anos em 18 de novembro próximo. Foi essa a data que a BMW escolheu para tirar os panos que recobrem, na foto abaixo, a sexta geração do Mini. Isso, lógico, se contarmos as três primeiras, as que realmente têm um dedo de Issigonis, com as modernas, concebidas em 2001. Além da data, a BMW também escolheu um local representativo para a apresentação: a fábrica do carrinho, em Oxford, com um festão em Londres na mesma noite.
A apresentação do Mini não se limitará ao Reino Unido. No dia 20 de novembro ele será mostrado aos japoneses no Salão de Tóquio e, horas depois, aos americanos, no Salão de Los Angeles. Os motores do novo carro devem continuar a ser os 1.6 Prince, com injeção direta e turbo. Com estreia prevista para o primeiro trimestre de 2014, ele deve manter a mística do carrinho que Issigonis ajudou a lançar em 26 de agosto de 1959. Pode-se dizer que foi ele que estabeleceu os padrões dos carros compactos atuais, com tração dianteira, motor transversal e uma roda em cada quina da carroceria, mas o Mini foi além: ele era bom de dirigir como poucos. Só gostaríamos de saber se Issigonis aprovaria o ganho de peso e o novo estilo.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)