A Peugeot está trabalhando na próxima geração do 2008. Segundo, a publicação Auto Express, a segunda geração do SUV, programada para 2019, será mais leve e maior que a atual.
Essa nova geração será produzida sobre a plataforma modular CMP, para carros compactos. A proposta, é que ao menos na Europa, o primeiro carro a utilizá-la seja o novo 208. O hatch deve surgir durante o Salão de Genebra, na Suíça. Já o 2008 será uma das atrações do Salão de Frankfurt 2019.
Devido a nova base, o 2008 ficará mais comprido que o atual, o que é bom. O espaço interno é um dos defeitos da atual geração do 2008. Apesar da boa dirigibilidade não comporta com muito conforto nem quatro adultos. Além disso, com o uso de novos materiais, ele ficará cerca de 40 quilos mais leve, segundo a Auto Express.
No visual, não há muitas surpresas sobre o que esperar. O modelo, assim como ocorreu com o 3008 perderá o aspecto de perua aventureira, para adotar um visual realmente de SUV. Em termos práticos ele será um mini 3008, que hoje é um mini 5008. Por dentro, ele deve adotar a nova linguagem visual de design dos irmãos mais velhos, bem como o painel de instrumentos i-Cockpit da atual geração, com painel virtual de TFT.
Para a Europa, o modelo vai ter variantes de potência sobre o motor quatro cilindros de 1,2 litros com turbo, ou não, dependendo da versão. Além disso, a Peugeot deve manter também uma versão a diesel com o 1.5 turbo.
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BÔNUS: Veja cinco motivos para comprar e para não comprar o Peugeot 3008
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Para comprar - estilo parrudo
O 3008 de segunda geração ganhou estilo mais parrudo, de jipão robusto. Esta é a maior diferença em relação ao modelo anterior, que tinha visual de perua.
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Para comprar - interior futurista
Se por fora o 3008 tem desenho que transmite sensação de robustez, por dentro o modelo tem inspiração futurista. O painel moderno é voltado para o motorista e tem chaves parecidas com as de avião.
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Para comprar - equipamentos
O 3008 chegou em versão única, e completa. Há bancos dianteiros com ajustes elétricos e massageador, quadro de instrumentos virtual, central multimídia, carregamento de celular por indução, seis air bags, etc.
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Para comprar - espaço
Além do visual mais imponente, o novo 3008 ganhou também uma nova plataforma, a EMP2. O modelo é 8 cm maior no comprimento e 6,5 cm maior na distância entre eixos. Cinco pessoas viajam com conforto.
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Para comprar - tamanho do porta-malas
O 3008 nasceu para viagens. Tem bom espaço para pessoas e também para cargas. O porta-malas acomoda 520 litros.
6/10
Para não comprar - preço
Abra o olho e faça as contas. O 3008 chega por R$ 135.990, e agora o preço não inclui mais o patinete elétrico, um brinde que acompanhou as primeiras 30 unidades. Está certo que o modelo francês é bem completo, mas ele disputa mercado na categoria do Jeep Compass - que custa a partir de R$ 103.490.
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Para não comprar - desempenho carregado
O motor 1.6 turbo ainda nos dá muitas alegrias, em carros como 308, Citroën C4 Lounge, etc. Mas, no 3008, ele fica mais próximo do limite, tanto por causa das dimensões como por causa do peso do modelo. Carregado de pessoas e bagagens, em uma subida de serra, por exemplo, as coisas tendem a ficar mais complicadas.
8/10
Para não comprar - Tanque pequeno
O 1.6 turbo pode ser econômico, mas o tanque de apenas 53 litros é comparável ao de carros bem menores e pode limitar a autonomia do 3008 em viagens longas.
9/10
Para não comprar - Multimídia confuso
O sistema multimídia é pouco intuitivo e tem uso complicado com o carro em movimento.
10/10
Para não comprar - motor a gasolina com menos potência
Duas coisas não mudaram no 3008: o câmbio automático de seis marchas e o motor 1.6 turbo. Na versão apenas a gasolina, como é o caso do modelo importado da França, ele rende 165 cv. Modelos como o 2008, no entanto, têm a versão flexível, que rende 173 cv. Não é apenas a questão da "flexibilidade" no que diz respeito a combustível. Mas com ele o carro ficaria um pouco mais forte.