Cada vez mais perto de chegar ao Brasil, o novo Peugeot 2008 já teve sua patente registrada na Argentina. O modelo chegou na Europa em 2019, e sua versão reestilizada apareceu por lá no ano passado, sendo essa que virá ao mercado nacional. O SUV compacto seguirá os passos do irmão menor 208, e será produzido em El Palomar, na Argentina, e não em Porto Real (RJ).
Isso tem uma razão: ambos os modelos compartilham a mesma plataforma CMP, bem como também alguns componentes mecânicos e de acabamento, então faz sentido que sejam feitos sob o mesmo teto. A produção acontecerá em solo argentino a partir deste ano, enquanto no Brasil o novo modelo segue disponível apenas na versão e-2008.
O modelo chegará ao mercado de visual renovado. O destaque fica por conta dos faróis de LED, com formato agressivo, nova grade dianteira com desenho 3D, e luzes diurnas (DRL), horizontais, nas pontas do para-choque frontal. Além disso, o modelo será o primeiro a ostentar o novo logo da marca. Já na traseira, as lanternas têm novos elementos no desenho.
Peugeot 2008 pode ter motor do Fiat Pulse
Contudo, o modelo deve chegar ao mercado brasileiro a partir do primeiro trimestre de 2024. Espera-se que o modelo mantenha o mesmo nível de acabamento do irmão 208 vendido aqui, mas menos do que o 2008 equivalente vendido na Europa. Em termos de conjunto motriz, também espera-se o conjunto 1.0 turbo já utilizado no Fiat Pulse e demais produtos da Stellantis, com 130 cv e 20,3 mkgf de torque. O conjunto também já existe no Peugeot 208.
A transmissão esperara para o modelo é o automático CVT que simula 7 marchas. Entretanto, é possível que o conjunto 1.3 Turbo, já existente no Fiat Fastback Abarth, por exemplo, exista no 2008. Com 185 cv e 27,5 mkgf de torque, exigiria outro câmbio: um automático convencional de 6 marchas.
Seja como for, o modelo elétrico continuará vindo importado da Europa, assim como é hoje. Entretanto, haverá um aumento de potência: os atuais 136 cv viram 156 cv, e baterias com até 406 km de alcance elétrico. Por fim, a versão elétrica receberá um facelift que já existe na Europa.
O Jornal do Carro também está no Instagram!