Na semana passada, a Peugeot lançou a linha 2025 do 208. Junto com o facelift de meia-vida, o hatch ganhou reposicionamento de versões, mais conteúdo e novos preços. Assim como especulamos, o modelo seguiu os passos do irmão 2008 e tem preços agressivos. Chegou mais barato na comparação com a linha anterior. Parte de R$ 76.999. Até então, a extinta versão Like partia de R$ 91.990. Contudo, cabe lembrar que a versão elétrica e-208 não voltará ao catálogo da marca, afinal, o foco em eletrificação se volta ao SUV e-2008.
Veja, abaixo, a tabela de preços e versões do Peugeot 208:
Active: R$ 76.999
Style: R$ 88.999
Allure: R$ 98.990
GT: R$ 114.990
Pelo montante, o carro – que teve mudanças estéticas como nova dianteira, rodas redesenhadas e lanternas traseiras com novo layout interno – vem de série com itens como ar-condicionado manual e sistema keyless. Mas, no modelo de entrada, as rodas são de aço e cobertas por calotas. Na lista, dependendo da versão, tem central multimídia com tela de 10 polegadas integrada com Apple CarPlay e Android Auto, bluetooth, entradas USB, carregador de smartphone por indução e espelhos de cortesia para motorista e passageiro. Nos modelos de topo (Allure e GT), tem controle automático de climatização digital.
A configuração GT – que você vê nesta página – tem, a princípio, faróis automáticos e com iluminação full LEDs, acionamento automático das luzes, câmera traseira, bem como sistemas ADAS – alerta de colisão, reconhecimento de placas de trânsito, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e detector de fadiga. Tem quadro de instrumentos digital com tecnologia 3D e, para valorizar a estética, spoiler na parte de cima da tampa do porta-malas. O compartimento, aliás, leva 311 litros de bagagem. Não é grande.
Comportamento do 208
Com base nesse contexto, o modelo importado da Argentina poderá encarar de frente a (pesada) concorrência, composta por VW Polo, GM Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo e companhia. Afinal, o 208 vai além da estética. Tem, portanto, preço interessante, boa lista de equipamentos e comportamento excelente. A forma com que o carro se comporta pode (e deve) fazer toda a diferença na hora de fechar negócio.
O Jornal do Carro passou uma semana a bordo da versão topo de linha GT, que traz motor 1.0 turboflex de 120 cv de potência máxima. A princípio, seu bom isolamento acústico, o excelente comportamento das suspensões e a rigidez estrutural tornam a viagem prazerosa, longe de ruídos, trancos (câmbio CVT que simula sete marchas) ou qualquer tipo de incômodo. Sem contar a estabilidade do carro, que é ótima. Tem centro de gravidade baixo e, assim, não sai dos trilhos. Excluímos, aqui, os motoristas muito abusados, claro.
O propulsor – usado por outros modelos da Stellantis, dona da Peugeot – tem torque de 20,4 mkgf. Essa força já aparece cedo, aos 1.750 rpm (independentemente do combustível utilizado). Assim, o hatch tem arrancadas vigorosas. Para ajudar, tem, ainda, o modo Sport de condução (basta, portanto, apertar um botão do lado esquerdo do painel). Dá para ir de 0 a 100 km/h em 9 segundos. Para comparação, o líder da categoria VW Polo (versão Highline) realiza o feito em 10,5 segundos, também com motor 1.0 turboflex. Ademais, a velocidade máxima do 208 fica em 206 km/h (192 km/h no rival da VW).
Detalhes únicos
Arrancada, retomada, silêncio a bordo e estabilidade estão entre as características básicas do 208 ao rodar. Em uso urbano, um carro perfeito. É ágil no trânsito e tem um jeito único de guiar. Mérito, em partes, do i-Cockpit, composto por volante pequeno, com base reta, e posicionado abaixo do quadro de instrumentos, bem como tela central voltada ao motorista e teclas de atalho para as principais funções do carro. Soma-se aí seu tamanho compacto. Tem, em medidas, 4,06 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,45 m de altura e 2,54 m de entre-eixos.
O 208 tem 1.157 kg. Um dos benefícios dessa leveza é a economia de combustível do carro. De acordo com números divulgados pelo Inmetro, o 208 GT faz, na cidade, 8,8 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina). Na estrada, contudo, os números saltam para 10 (etanol) e 14,1 (gasolina).
PRÓS
Visual atraente, bom desempenho, conjunto de suspensões acertado e silêncio a bordo agradam no Peugeot 208 que, de quebra, ainda tem preço dentro da média
CONTRAS
Opção de entrada depende de pacote opcional para inclusão de itens básicos, como tela central e entradas USB; espaço traseiro e porta-malas são pequenos
FICHA TÉCNICA
Peugeot 208 GT
Motor: Turbo 200 (1.0 turboflex)
Potência: 125 cv (G) / 130 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 mkgf a 1.750 rpm (G/E)
Câmbio: CVT (simula 7 marchas)
Aceleração 0-100 km/h: 9,2 segundos (G)/ 9 segundos (E)
Velocidade máxima: 206 km/h (G/E)
Tanque de combustível: 47 litros
Tração: Dianteira
Suspensões: Independente do tipo McPherson (dianteira) e travessa deformável com molas helicoidais (traseira)
Comprimento: 4,06 m
Largura: 1,96 m
Altura: 1,45 m
Entre-eixos: 2,54 m
Porta-malas: 311 litros
Peso (ordem de marcha): 1.157 kg
Preço: R$ 114.990
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