A Peugeot lançou os novos 508 sedã e 508 SW (perua) na Europa com estilo atualizado, grade tridimensional e faróis de LEDs matriciais. A dupla de topo de gama da marca francesa não terá o novo conjunto híbrido leve da PSA, que estreou recentemente nos novos 3008 e 5008, SUVs que virão em breve ao Brasil. Entretanto, a linha 2023 estreia um novo estilo para os carros da marca do leão, e traz o sistema híbrido plug-in com bateria recarregável.
Segundo a Peugeot, os modelos serão fabricados em Mulhouse (França), mas os preços não foram divulgados. O 508 ocupa o topo da gama da marca na Europa, onde chega às lojas em junho. No Brasil, por ora, a nova linha tem pouca chance de chegar ao Brasil. Isso porque aqui a marca vai priorizar modelos menores, como o hatch 208) e o SUV 2008. Mas o 508 já foi vendido no País na última década e pode ser uma opção para mostrar a tecnologia híbrida.
Visual está mais arrojado e esportivo
Com porte médio-grande, o novo Peugeot 508 tem comprimento de 4,75 metros, enquanto a perua mede 4,79 m. Entre-eixos é de 2,79 m em ambos os modelos, assim como a largura, com 1,86 m. No visual, tanto o sedã quanto a perua trazem faróis mais finos com projetores de LEDs matriciais, além de luzes dinâmica e os LEDs diurnos (DRL) em forma de garra. Assim, o conjunto óptico ladeia a nova grade com diversas protuberâncias, que dão efeito tridimensional à peça, e parecem escorrer ao emblema do leão da Peugeot.
Ainda assim, o sedã tem visual próximo aos modelos da sueca Volvo, com terceiro volume mais curto, terceira coluna inclinada e para-choque mais protuberante. Por exemplo, as lanternas usam três LEDs que atravessam a tampa do porta-malas e se unem à régua central (com o nome da Peugeot). Assim, formam uma peça única trapezoidal.
Já a perua Peugeot 508 SW transmite ainda mais esportividade com o vigia traseiro inclinado e o difusor pintado de preto. Há ainda um novo modelo de roda de liga leve de 18 polegadas (Epherra), com acabamento diamantado e esportivo.
Interior atualizado
Em termos de acabamento, o novo Peugeot 508 traz as versões Allure, GT e PSE (Peugeot Sport Engineered). Entre as novidades, o modelo troca a alavanca do câmbio por teclas e amplia a sensação de modernidade e espaço útil na cabine.
Da mesma forma, as telas do quadro de instrumentos (com 12″) e do multimídia (10″) rodam um novo sistema operacional que recebe atualizações, tal como smartphones e notebook, bem como reconhece comandos de voz.
Motores rendem de 130 cv a 360 cv
Na mecânica, a base da gama traz o motor 1.2 a gasolina de 3 cilindros e 130 cavalos. Trata-se da mesma potência do motor 1.5 turbodiesel. O câmbio é automático de oito marchas. Além destes dois motores, há três versões híbridas do tipo plug-in. Duas deles têm tração dianteira, com o 1.2 a gasolina combinado a outro motor elétrico de 110 cv. Este conjunto gera 180 cv ou 225 cv.
Por fim, há a configuração 508 PSE com tempero esportivo e tração integral. Esta alia motor 1.6 a gasolina de 200 cv com um elétrico de 110 cv instalado no eixo dianteiro, e traz ainda um segundo motor elétrico de 113 cv no eixo traseiro. A potência combinada alcança 360 cv.
Nada de híbrido leve no novo Peugeot 508
De acordo com a ficha técnica, as versões híbridas usam bateria de íons de lítio de 12,4 kWh, com carregador integrado de 3,7 kW para recarrega em cerca de 3 horas. Além disso, há carregador de 7,4 kW opcional, que pode reduzir o tempo de carregamento para cerca de 1h40.
Mas a Peugeot descartou o novo conjunto híbrido leve com motor 1.2 turbo, que estreou nos novos 3008 e 5008. Por exemplo, nos SUVs o motor e a bateria elétricos rendem até 28 cv extras. Dessa forma, sobem a potência geral para 136 cv e reduzem o consumo em 15%. Aliás, este é o sistema híbrido que a Peugeot vai lançar no Brasil em versão flex até 2024. O primeiro híbrido leve flex da marca deverá ser a nova geração do SUV compacto 2008.