Tião Oliveira/País de Gales, Reino Unido
A segunda geração do Range Rover Sport chega ao Brasil no último bimestre deste ano completamente reformulada. Serão três as opções de motor: 3.0 V6 a gasolina (não disponível até então) e a diesel, de 340 cv e 292 cv, respectivamente, e 5.0 V8 a gasolina de 510 cv.
Com cerca de 75% de componentes novos, o utiltitário-esportivo da Land Rover ficará cerca de 15% mais caro que o anterior. A marca britânica não confirma, mas a opção a diesel, responsável por cerca de 85% das vendas da linha, terá tabela de cerca de R$ 350 mil.
Além do visual, cuja dianteira lembra a do Evoque, destacam-se a grande quantidade de peças feitas de alumínio, que permitiram reduzir o peso do modelo em mais de 30% sem comprometer a rigidez da carroceria e os novos sistemas eletrônicos. Graças às novas soluções, não é preciso dominar técnicas de condução off-road para encarar trilhas pesadas.
Um dispositivo instalado nos retrovisor externos, por exemplo, mede a profundidade da água quando o carro circula em trechos alagados e projeta a informação na tela do sistema multimídia no painel. É possível rodar em riachos com até 85 cm de profundidade, embora seja pouco provável que alguém tenha coragem de fazer isso com o jipão.
Confira a avaliação completa do novo Range Rover Sport na edição de domingo (14) do Jornal do Carro.
Viagem feita a convite da Land Rover