Depois de ser apresentada no final do ano passado, a nova geração do Renault Duster finalmente começa a ser vendida na Europa. Começando pela Turquia, onde o carro foi mostrado pela primeira vez com o emblema da marca francesa. Lembrando que o Duster já havia sido revelado (e já é vendido em alguns países) sob a batuta da Dacia, o braço romeno da Renault.
Assim, o preço do SUV partirá de 1.249.000 liras turcas na versão de entrada Evolution, o equivalente a pouco mais de R$ 214 mil na conversão direta. Já na configuração Techno, o valor sobe para 1.570.000 lira turcas, ou cerca de R$ 270 mil. No Brasil, a nova geração ainda não tem data de estreia confirmada, já que o SUV foi reestilizado há alguns meses, mas a previsão é de que a estreia fique para meados do ano que vem, provavelmente no segundo semestre. Veja aqui as diferenças entre o Duster europeu e o brasileiro.
Como é a nova geração do Duster
Além de trocar a plataforma B0 para a mais moderna CMF-B, o Duster mudou consideravelmente seu design, apesar de não perder a identidade. Seu visual remete muito ao conceito Bigster, revelado em 2021. Como destaque na dianteira, o nome Renault aparece em letras maiusculas. O logotipo da marca não aparece na frente, mas sim apenas na tampa do porta-malas e no miolo das rodas.
Nas medidas, o SUV tem 4,34 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. O porta-malas leva até 472 litros. Por dentro, o carro recebeu melhorias no acabamento e ficou mais tecnológico, com painel digital de 7” e central multimídia com tela de 10,1”.
Já entre as opções de motor, a versão de entrada com motor 1.0 turbo que roda com GLP tem 100 cv de potência e só está disponível no acabamento Evolution. Em seguida, vem a híbrida plena E-Tech, que combina o 1.6 a um elétrico para entregar 145 cv. Por fim, a híbrida leve com tração 4×4 e sistema de 48 volts para auxiliar o motor 1.2 turbo rende 130 cv – as duas últimas disponíveis no acabamento Evolution e Techno.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!