Tal como prometido, a Renault vai lançar o novo Megane E-Tech no Brasil no segundo semestre. E parece que o lançamento será muito breve – a princípio, estava prometido para setembro. Isso porque o SUV elétrico ganhou uma página no site brasileiro da marca francesa. Ainda não há preço definido. Nossa aposta, no entanto, é que o modelo tenha tabela na faixa de R$ 300 mil.
No Brasil, será vendida a configuração topo de linha, com motor elétrico de 220 cv. Assim, é capaz de fazer entre 0 e 100 km/h em 7,4 segundos. A bateria (com 60 kWh de capacidade, sob o assoalho) tem energia suficiente para garantir autonomia de 337 km, informa a página da marca. Alcance máximo já de acordo com o parâmetro brasileiro PBEV, aferido pelo Inmetro. Promete recarga de 0 a 80% em 30 minutos – carregamento rápido DC 130 kW.
Ainda falando em engenharia, o Megane E-Tech é feito na plataforma modular CMF-EV. A base, todavia, é fruto da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. E tem sistema otimizado de frenagem regenerativa. Há quatro níveis, no total. Vai de zero a três. Ademais, o modelo – que sai das linhas de produção da fábrica da marca na França – tem 4,21 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. No porta-malas cabem 440 litros.
Visual
O Megane E-Tech adotou a filosofia “sensual tech”. Visualmente, destaque para suas (belas) linhas curvas. Tem, ainda, faróis iluminados por LEDs e grandes rodas, de 20″. As lanternas atravessam a tampa traseira. Há, ademais, maçanetas embutidas nas portas da frente e, atrás, os puxadores ficam escondidos na coluna dos vidros.
Por dentro, como o Jornal do Carro mostrou no mês passado (confira), o Megane E-Tech tem ótimo acabamento. Mescla suede, tecido e couro. Destaque para o painel que ostenta quadro de instrumentos (12,3″) e central multimídia (12″) em uma só peça. Tem formato cockpit, voltado ao motorista. Iluminação ambiente também faz parte do pacote.
Por aqui, o Megane E-Tech vai engordar a lista de modelos elétricos da Renault, hoje, com Kwid E-Tech e Zoe. Entretanto, deve enfrentar SUVs e outros elétricos que custem entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, como o Chevrolet Bolt e, por que não, o Volvo EX30, que começa suas pré-vendas exatamente em setembro.