Você está lendo...
Novo Rolls-Royce Ghost deixa plataforma da BMW e adota isolamento acústico
Notícias

Novo Rolls-Royce Ghost deixa plataforma da BMW e adota isolamento acústico

Nova geração adota plataforma do Cullinan, motor V12 biturbo de 6,75 litros e 571 cv e reforça o isolamento acústico até nas rodas

Emily Nery, special para o Estado

02 de set, 2020 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

rolls-royce
ROLLS-ROYCE GHOST 2021
Crédito:ROLLS-ROYCE

Já era de se esperar que o novo Rolls-Royce Ghost traria ao clássico e luxuoso design aliado a novas tecnologias semiautônomas. De fato, a Rolls-Royce trouxe mudanças na troca de gerações, mas a identidade clássica permaneceu. O que também foi mantido foram os guarda-chuvas nas portas traseiras e o distintivo Spirit of Ecstasy, sobre o capô. Por US$ 332.500, cerca de R$ 1,8 milhão na conversão direta, sem impostos, é possível adquirir essa exclusiva máquina britânica.

A grande mudança do sedã de maior sucesso da montadora está na nova plataforma. A Rolls-Royce deixou de lado a plataforma compartilhada com a BMW, na qual o antigo Série 7 era produzido, e passou a utilizar a mesma plataforma do Cullinan e Phantom. Segundo a britânica, a troca traz uma maior exclusividade e conforto.



Publicidade


ROLLS-ROYCE

Outra novidade é a  suspensão “Planar System”. Inspirada pelo formato de um avião, tem sistema adaptativo que “lê” a via por meio de uma câmera associada a um sistema GPS. Assim, ela prepara a suspensão antes de subidas, descidas ou mesmo buracos e piso ruim, para entregar o melhor conforto possível aos ocupantes. O sistema de GPS ajuda ainda a selecionar a melhor marcha percebendo, além da inclinação, a chegada de curvas no trajeto.

O isolamento acústico do Ghost é outro ponto que impressiona. Seguindo seu irmão maior Phantom, o sedã dispõe de um enorme aparato para deixar o ronco do motor fora da cabine. Foram mais de 100 kg de material aplicado para absorção do som no teto, porta-malas, porta e janelas – que têm camadas duplas de vidros. Até as rodas foram equipadas com espumas de isolamento acústico.

O motor do sedã continua na configuração V12 e biturbo, mas com 6,75 litros ante os 6,6 l do anterior. Ele desenvolve 571 cv e 86,7 kgfm de torque. A tração é integral e o câmbio é automático de 8 marchas. O modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h.


ROLLS-ROYCE

Ghost: dimensões e acabamento

Sobre seus 3,29 metros de entre-eixos, o interior do sedã adota um design mais minimalista, mas ainda sim suntuoso. As portas com fechamento automático, já conhecidas desde a última geração, agora funcionam com um puxão na maçaneta interna para abrir e um toque na maçaneta externa para fechar.

Tradicional da montadora, o painel de instrumentos continua analógico, assim como os botões reguladores do ar-condicionado. Fica claro que os designers do Ghost optaram por dar ênfase ao acabamento e os pequenos detalhes do interior do carro. Para ornar com o teto estrelado, ao ligar o carro, o painel na cor piano black ilumina-se de pontos brancos, como estrelas, junto a inscrição “Ghost” no centro.


Na parte externa, a dianteira apresenta um desenho mais suave e menos quadrado. O conjunto de 20 luzes de LED iluminam a nova grade, um pouco menor. Já os novos faróis são de laser. Na parte traseira, o teto tem um caimento mais suave e curvilíneo.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Novo logotipo

A Rolls-Royce aproveitou a chegada do Ghost para divulgar também seu novo logotipo. A empresa aposta também em novas cores: roxo e dourado (Purple Spirit e Rose Gold). Segundo o comunicado, eles visam transmitir sensação de “realeza e prosperidade”. A marca afirma ainda que as mudanças têm como objetivo deixar a empresa mais atraente para clientes mais ousados e com visão de futuro.


Com esse novo rumo, a britânica espera diminuir significativamente a idade de sua clientela para 43 anos. Hoje, ela está em mais de 60. O monograma com dois ‘R’ sobrepostos permanece o mesmo, porém, com pegada mais moderna e relevo mais plano. Aquela moldura que envolvia o conjunto também foi abandonada pela nova Rolls-Royce.

ROLLS-ROYCE
Deixe sua opinião